tamanho da letra : imprimir

As ações da indústria óptica

Conexão Celebridade

Quem, onde, quando, como e porquê: a VIEW mostra flashes dos famosos e seus óculos enviados à redação durante a elaboração desta edição.

Enviar por email

Compartilhar
O príncipe sueco Carl Philip: Blackfin (Italiana Investimenti) modelo BF692 Portland

O príncipe sueco Carl Philip: Blackfin (Italiana Investimenti) modelo BF692 Portland

A ex-VJ da MTV e atual repórter do Vídeo Show, Pathy De Jesus: Evoke (Brazilian Lab) modelo EVK15

A ex-VJ da MTV e atual repórter do Vídeo Show, Pathy De Jesus: Evoke (Brazilian Lab) modelo EVK15

O apresentador Felipe Solari: Evoke (Brazilian Lab) modelo EVK12

O apresentador Felipe Solari: Evoke (Brazilian Lab) modelo EVK12

O astro norte-americano George Clooney: Persol (Luxottica) modelo PO3074

O astro norte-americano George Clooney: Persol (Luxottica) modelo PO3074

A atriz norte-americana Jessica Alba: Miu Miu (Luxottica) modelo MU09ps 1ab-0a7

A atriz norte-americana Jessica Alba: Miu Miu (Luxottica) modelo MU09ps 1ab-0a7

O astro norte-americano Robert Downey Jr.: Persol (Luxottica) modelo PO3075

O astro norte-americano Robert Downey Jr.: Persol (Luxottica) modelo PO3075

O cantor, músico e ator australiano, em cena de 20000 days on Earth: Mykita (Mykita) modelo NO1 Sun Rolf Goldline 1402833 P 1 01

O cantor, músico e ator australiano, em cena de 20000 days on Earth: Mykita (Mykita) modelo NO1 Sun Rolf Goldline 1402833 P 1 01

O jogador de futebol Daniel Alves: Diesel (Marcolin) modelo DL115 26 B

O jogador de futebol Daniel Alves: Diesel (Marcolin) modelo DL115 26 B

A popstar norte-americana Britney Spears: Swarovski (Marcolin) modelo SK0058 04B

A popstar norte-americana Britney Spears: Swarovski (Marcolin) modelo SK0058 04B

O astro norte-americano Brad Pitt: Tom Ford (Marcolin) modelo FT5295 052

O astro norte-americano Brad Pitt: Tom Ford (Marcolin) modelo FT5295 052

Italia Independent desembarca no Brasil

Enviar por email

Compartilhar

No Especial de cobertura da Mido 2014, publicado na VIEW 139, a editora Andrea Tavares ressaltou o espírito de renovação daquela edição do evento e creditou à empresa Italia Independent um considerável percentual aos ares de mudança que sopraram nos pavilhões da Fieramilano, em março.

Com nacionalidade já revelada em seu nome, a Italia Independent é um empreendimento do ítalo-americano Lapo Elkann e dos italianos Andrea Tessitore e Giovanni Accongiagioco. Desde que começou a participar da Mido e do salão francês Silmo, lá pelos idos de 2012, no pavilhão dedicado aos designers ópticos, a empresa chamou atenção por seu estande movimentado, muitos (e criativos) óculos expostos ao alcance das mãos e as charmosas poltroninhas e mesinhas “feitas” de Fiat 500. Sem falar na divertida interpretação de veludo do estilo Wayfarer em versões coloridíssimas que vestiu e segue vestindo muitos rostos descolados.

E na Mido 2014 a Italia Independent passou a ocupar um estande na área mais nobre reservada ao segmento de óculos, o Fashion District, a “praça principal” da feira, que reúne todas as top corporações do ramo. Uma tacada e tanto.

Nascido em Nova York, Elkann pertence à família Agnelli, dona do império Fiat. Comandou o marketing da companhia automotiva e foi o responsável pela reinvenção do Fiat Punto e do Fiat 500. Em 2007, fundou a Italia Independent, empresa focada em estilo de vida, roupas, óculos, acessórios e colaborações especiais, cujo princípio é criar e fabricar suas linhas de produtos em solo italiano.

Com know-how empresarial de berço, fôlego financeiro e uma dose de visionarismo, a Italia Independent sugere ser o feliz encontro entre a eficiência corporativa e o espírito revolucionário de uma pequena empresa focada em criatividade e design, isto é, algo como o mix de algum desses gigantes da óptica com uma das marcas visionárias de design óptico.

Um passo determinante da Italia Independent neste ano está relacionado diretamente ao mercado nacional. Em agosto, foi anunciada a abertura da filial brasileira da empresa, por meio de uma joint venture (do inglês, algo como “empreendimento conjunto” e expressão do mundo dos negócios que denota a associação de empresas para a realização de um novo empreendimento comercial) com a Biz. Assim, nasceu a Italia Independent Brasil, com sede em São Paulo, e que tem a administradora Carla de Barros como CEO (do inglês, “Chief Executive Officer“, sigla que denomina o cargo de diretor executivo).

Carla atua no mercado há mais de 15 anos e seu pai, Dario de Barros, está na óptica desde a década de 60. Começou no varejo, com uma loja na cidade de São Paulo, e logo que Carla se formou, passaram a atuar também no ramo de distribuição com a abertura da Biz, que nos anos 90 comercializava as marcas Cats e Linea Biz e, na década seguinte, adicionaram a marca Silhouette ao seu portfólio por meio da assinatura de contrato com a empresa austríaca, que vigorou até o começo deste ano.

Uma festa e tanto com a presença do trio italiano que comanda a Italia Independent lançou a filial da empresa no Brasil com a presença de famosos, socialites e ópticos em São Paulo, em 5 de novembro. A cobertura completa do evento será publicada na próxima edição, a VIEW 145.

8339

3510

3513

Cores, ousadia e criatividade: parte do DNA da Italia Independent

Cores, ousadia e criatividade: parte do DNA da Italia Independent

Vogue by Isabeli Fontana

Reforçando sua vocação fashion, a Vogue, marca própria do portfólio da Luxottica, convoca uma das embaixadoras da marca no Brasil, a top Isabeli Fontana, para uma colaboração especial e lança a Mystic Collection.

Enviar por email

Compartilhar

“Sempre fui um pouco mística e acredito muito na energia das coisas”. Com essa declaração, a modelo e atriz curitibana Isabeli Fontana deixa claro porque Mystic Collection (do inglês, “coleção mística”) foi o nome escolhido para batizar sua primeira série de óculos em parceria com a Vogue, marca da qual é embaixadora no Brasil, ao lado dos também top models Evandro Soldati e Izabel Goulart. E não apenas a assinatura é de uma brasileira: a produção também é inteiramente nacional (ver Vitrine, página 80).

Colaborações de peso – Já vem de longa data a relação da Vogue Eyewear com a moda nacional e, especialmente, com alguns dos rostos brasileiros mais prestigiados do mundo. A primeira parceria se deu em 2008, com ninguém menos que a über model Gisele Bündchen, que, depois de três anos posando para as campanhas da marca, aceitou o convite para assinar a própria coleção, intitulada “Gisele’s Selects” (do inglês, algo como “A seleção da Gisele”).

Há um ano, o trio de modelos e atuais embaixadores da Vogue Eyewear no Brasil assinou uma coleção-cápsula inspirada nos encantos do Rio de Janeiro, batizada de “Rio Summer Passion” (do inglês, “Rio, paixão de verão”). Além da campanha estrelada pelo trio, a coleção também fez sucesso pelo fato de ter sido a primeira fabricada totalmente no Brasil – que foi possível graças à aquisição do parque industrial da Tecnol pela Luxottica em 2010.

Cores e amuletos: Isabelli Fontana e os óculos de sua Vogue Mystic Collection

Cores e amuletos: Isabelli Fontana e os óculos de sua Vogue Mystic Collection

Bela na foto: a top exibe um dos modelos solares, o VO2946SL

Bela na foto: a top exibe um dos modelos solares, o VO2946SL

Opções: a armação VO2934L é o único modelo de receituário da série assinada por Isabeli Fontana disponível em cinco cores

Opções: a armação VO2934L é o único modelo de receituário da série assinada por Isabeli Fontana disponível em cinco cores

© Guilherme Maia

Absurda lança clube de vantagens

Enviar por email

Compartilhar

No decorrer do segundo semestre, a Absurda, marca comercializada pela JR Adamver, apresentou um novo programa de fidelidade, o Clube Absurda. O programa consiste em um clube de vantagens que identifica as ópticas cadastradas como pontos de venda oficiais da Absurda para os fãs da marca. Além disso, oferece benefícios para os lojistas participantes, como atendimento personalizado, e-mail exclusivo, faturamento automático e antecipado dos lançamentos, material de ponto de venda exclusivo e ainda bonificações e treinamentos para as equipes de vendas.

“O objetivo é apresentar os atrativos do projeto aos clientes e oferecer, em primeira mão, a coleção para os associados do Clube. Assim, as lojas credenciadas e as que também queiram fazer parte do clube terão exclusividade nos lançamentos”, explica o gestor de vendas da Absurda, Ivan Cavilha. Mais informações em www.absurda.com

Arnette: campanha e websérie com NX Zero

Enviar por email

Compartilhar

Além de serem os rostos da nova campanha da Arnette no Brasil, os integrantes da banda de rock NX Zero também protagonizaram uma websérie de três episódios, exibida no canal da marca no Youtube (www.youtube.com/ArnetteBR) e nas redes sociais da marca e da banda.

Com mais de dez anos de carreira, sete discos lançados e dezenas de prêmios, o NX Zero foi acompanhado em seu dia a dia para as gravações. Dirigidos por David Feldon, os vídeos mostram o quinteto formado por Di Ferrero, Gee Rocha, Dani Weksler, Caco Grandino e Fi Duarte de forma intimista, exibindo desde sua rotina de ensaios e shows até momentos de descontração – seja na praia, andando de skate ou interagindo com os fãs.

Para a Arnette, que elege o NX Zero como rosto de suas campanhas no Brasil pelo segundo ano consecutivo, a escolha da banda se deu pelo estilo dinâmico e descolado dos músicos, em sintonia com os valores da marca. Já os protagonistas, animados com a experiência, declararam que o projeto foi uma “oportunidade de mostrar em primeira mão uma parte de nossa vida, nossa realidade e nosso processo criativo, que poucas pessoas conhecem.” Além da campanha e dos vídeos, a parceria também inclui promoções e áreas exclusivas da Arnette em shows da banda.

8288

8289

Cenas do episódio 1: cenas do cotidiano do vocalista Di Ferrero

Cenas do episódio 1: cenas do cotidiano do vocalista Di Ferrero

8292

Cenas do episódio 2: no estúdio

Cenas do episódio 2: no estúdio

© Divulgação

Flavia Alessandra para a Bulget

Enviar por email

Compartilhar

A atriz Flavia Alessandra segue como rosto da linha feminina da Bulget Occhiali e, em setembro, foi fotografada para a nova campanha da marca que integra o portfólio da GO. Com o tema La dolce vita (do italiano, “A doce vida”), a campanha e a coleção fazem referência ao estilo de vida italiano, com cores e texturas inspiradas pelas paisagens e iguarias do país da bota.

Além disso, a estrela agora também assina uma seleção de seis das suas peças favoritas na nova coleção, que levam o seu nome gravado no interior das hastes e contam com estojo personalizado.

A campanha foi assinada pelo fotógrafo por Yuri Sardenberg, o stylist Dudu Farias e o beauty artist Lavoisier Souza.

8284

Making of: o estilo de vida italiano é a inspiração da nova campanha da Bulget, cuja coleção conta agora com peças assinadas por Flavia Alessandra

Making of: o estilo de vida italiano é a inspiração da nova campanha da Bulget, cuja coleção conta agora com peças assinadas por Flavia Alessandra

© Divulgação

Um dia com Leticia Birkheuer

Enviar por email

Compartilhar

Na onda de sucesso da LB Eyewear, após a contratação do designer óptico francês Eric Jean para a direção criativa e com a grande repercussão dos óculos usados por sua personagem, a jornalista Érica, na novela Império, a atriz e modelo Letícia Birkheuer lança mais uma campanha de sua marca de óculos, produzida e comercializada pela Optinew.

Com direção do próprio Jean e fotos de Vicente de Paulo, o ensaio fotográfico foi concebido para retratar o estilo de vida de Letícia, que inspira o DNA da própria marca. A equipe acompanhou a atriz do amanhecer ao por do sol, enfatizando sua personalidade elegante e cool, com a cara de Ipanema.

A campanha tem papel importante na comunicação de uma nova imagem de marca para a LB Eyewear, criada em parceria de Eric Jean e a Optinew com a própria Letícia, que participa do processo criativo. Com mais de 20 anos de experiência, o designer óptico francês começou sua carreira ao lado do visionário Alain Mikli e tem na bagagem a criação de óculos para marcas conceituadas como Valentino, Issey Miyake e Oscar de la Renta.

À frente do design da LB Eyewear, decidiu apostar na imagem e no estilo de vida de Letícia Birkheuer para formar um novo conceito, dividido em três coleções – LB Design, LB Classic e LB Iconic. “Com os óculos da Leticia, a mulher se torna ainda mais feminina, moderna e única, mas, sobretudo, passa a fazer parte da alma e do estilo de vida carioca”, definiu Jean.

8296

Leticia Birkheuer: as versões finais das imagens de sua nova campanha

Leticia Birkheuer: as versões finais das imagens de sua nova campanha

8301

Making of: o espírito carioca do amanhecer ao por do sol

Making of: o espírito carioca do amanhecer ao por do sol

© Divulgação

Police segue com Neymar

Enviar por email

Compartilhar

Embaixador global da Police, o craque brasileiro Neymar Jr foi fotografado para mais uma campanha da marca própria da italiana De Rigo, comercializada no Brasil pela Wilvale De Rigo.

Pelo segundo ano consecutivo, um dos rostos mais conhecidos do esporte mundial aparece em uma série de seis fotos com modelos da coleção 2015. Dessa vez, o tema é “My game my rules” (do inglês, “meu jogo, minhas regras”).

Com isso, o jovem artilheiro integra um grupo de nomes ilustres que já foram rosto da marca, como o craque David Beckham e os astros George Clooney, Bruce Willis e Antonio Banderas.

Neymar Jr foi clicado pelo renomado fotógrafo britânico John Rankin, ao lado da modelo mexicana Daniela de Jesus. A campanha será divulgada em anúncios de revista, mídia urbana e plataformas sociais.

8305

Embaixador global: o segundo ano de Neymar Jr como rosto da Police

Embaixador global: o segundo ano de Neymar Jr como rosto da Police

© Divulgação

A inspiração de Yara

Na Mormaii, uma recém-lançada série de óculos, destinada ao público feminino, deu origem a uma nova coleção de roupas da marca catarinense.

Enviar por email

Compartilhar

Tudo começou quando a estilista Tainah Juanuk foi convidada a criar algumas roupas de neoprene para o ensaio fotográfico da campanha do lançamento da linha Yara, série de óculos solares da Mormaii inspirada no misticismo e na feminilidade da conhecida sereia do folclore brasileiro (ver Vitrine, página 78). Na condição de filha do fundador e presidente da empresa, Marco Aurélio Raymundo, o “Morongo”, Tainah sempre esteve próxima do dia-a-dia da marca, mas o primeiro convite formal veio com o lançamento da série Yara.

E o que era apenas o figurino para uma campanha ganhou proporções de coleção. A positiva repercussão da equipe interna foi o ponto de partida para a coleção de roupas assinada por Tainah.

Um dos materiais que promete ser hit no verão 2015, o neoprene vai além dos trajes para mergulho e surfe e ganha novas cores e acabamentos para compor maiôs, shorts, tops, jaquetas, vestidos e saias. Enquanto a coleção Yara de óculos conta com quatro modelos, a linha de roupas Yara Neoprene Concept inclui de 15 a 20 peças coordenáveis e versáteis, que podem ser usadas para praticar esportes, mas também fazem bonito em looks urbanos.

Destino aos retalhos – A novidade será lançada inicialmente no e-commerce da marca e depois chegará a vários pontos de venda em todo o país. “A repercussão no mercado também foi muito boa. Foram encomendas de grandes redes de lojas, contatos de celebridades etc. Nem se esperava tanto sucesso”, revelou Tainah em entrevista à VIEW. Sem falar que a coleção promete se tornar uma nova frente de negócios dentro da Mormaii, baseada no reaproveitamento de retalhos de neoprene para compor coleções de forte apelo fashion – o próximo passo será incluir ainda séries fitness e de acessórios como bolsas, cases para notebooks e tablets, além de outros itens.

Mulher yang – Formada em design de moda, Tainah personifica a imagem da mulher que inspira as coleções Yara de óculos e roupas. Com 27 anos, dinâmica e apaixonada por esportes, a herdeira da Mormaii nada, pedala, corre diariamente, pratica musculação, muay thai e ainda encontra tempo para dedicar-se ao marido e aos dois filhos. “As coleções femininas da Mormaii sempre foram pensadas para uma mulher de estilo natural, leve, delicado, mais ‘yin’. A Yara vem para agradar a mulher ‘yang’, que gosta de praticar esportes, tem um estilo mais radical e sensual”, define Tainah.

8272

Yara: a campanha de óculos que deu origem à nova coleção de roupas na Mormaii

Yara: a campanha de óculos que deu origem à nova coleção de roupas na Mormaii

© Divulgação

A criadora e as criações: Tainah Juanuk veste peças de sua coleção

A criadora e as criações: Tainah Juanuk veste peças de sua coleção

© Andrea Tavares

Enviar por email

Compartilhar

Últimas edições