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As ações da indústria óptica

O império de Letícia Birkheuer

A editora da VIEW bateu um papo exclusivo com a atriz e top gaúcha sobre as novidades de sua marca de óculos e a ótima fase de sua carreira na tevê.
Graziela Canella Andrea Tavares

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Em setembro, o produto número um na lista de pedidos de informações da rede Globo foi nada menos do que as armações de receituário usadas pela jornalista Érika, personagem de Letícia Birkheuer na novela Império. De uma hora para outra, milhares de telespectadores se encantaram pelo modelo que a atriz veste diariamente no horário nobre da emissora, em variedade de cores. O que pouca gente sabia é que se tratava da marca própria da atriz, a LB Eyewear, distribuída pela empresa carioca Optinew. O sucesso fez da coleção uma febre nacional e elevou a atriz ao posto de musa dos nossos acessórios favoritos.

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LB2017: o mesmo modelo, várias cores

LB2017: o mesmo modelo, várias cores

© Divulgação

Como surgiu a ideia de fazer a coleção?
O Tom Crespo da Optinew me procurou há uns três anos. Eu assinava uma marca de roupas e estava grávida, passando por algumas mudanças, mas foi possível fazer – fotografamos a campanha e os óculos começaram a ser vendidos em todo o Brasil. A marca foi crescendo e este ano decidimos dar mais um passo, convidando um designer óptico francês para aprimorar a imagem da marca, fazer algo diferente e conceitual. Eu sei o que é bonito, mas não sou especialista em design de óculos e, para criar uma coleção, é preciso alguém que entenda disso. O Eric [Eric Jean, o designer] propôs fazer peças inspiradas no meu lifestyle [do inglês, “estilo de vida”], com a cara do Brasil, até porque a intenção é consolidar a marca também fora do país.

Mesmo não sendo especialista em design, você se envolve diretamente na montagem da coleção?
Sim. Eu queria uma coleção divertida e impactante, com variedade de cores, poucos modelos, mas com identidade. Ajudei na criação de uma imagem para a marca e o designer trouxe as ideias, introduziu técnicas e materiais diferentes. Com isso, a coleção encareceu um pouco, mas eu nunca quis uma marca que concorresse no mercado por preço. Eu queria um produto que eu tivesse vontade de comprar.

E quando você estreou na novela usando os óculos, o retorno foi imediato…
Eu achava os óculos lindos, mas era a minha opinião. De repente, foi uma febre, as pessoas queriam mesmo não precisando usar óculos. A figurinista adorou, sempre escolhemos as roupas e procuramos a armação que combina mais; uso na novela umas quatro versões da mesma armação [o modelo LB2017] e um solar nas externas. Mas a coleção tem outros modelos maravilhosos que o Eric desenhou, com combinações de cores como rosa e creme, redondos, grandes…

Quero uma coleção que eu goste! Não vejo motivo para colocar meu nome em algo apenas para ganhar dinheiro, mas um produto chique, com campanhas bem formuladas, que se identifiquem com meu lifestyle. Tenho 20 anos de moda e entendo de campanha, foto e construção de imagem. Somados ao conhecimento comercial do Tom e de design do Eric, é uma parceria que tem tudo para dar certo.

Foi um bom começo.
Sim, mas ainda há muito a ser feito. Na moda, leva um tempo para se fazer a construção da imagem. E tem várias coisas que quero realizar – por exemplo, uma coleção com inspiração praia e no futuro também uma linha esportiva. Gosto de correr na praia, mas óculos esportivos disponíveis no mercado não me agradam. Será preciso uma pesquisa de mercado e até com atletas, combinando estudo de anatomia e design, para criar um modelo ideal para jogar vôlei na praia ou correr, por exemplo, mas com a minha cara.

E qual é o lifestyle da Letícia?
Ativa, que curte muito o Rio de Janeiro, ir à praia, praticar esporte e fazer programas ao ar livre. Também é alguém que transita em vários meios de uma forma natural, adora tomar um chope no boteco, em pé, mas também aprecia bons restaurantes.

Como é sua relação com óculos, mesmo antes de ter lançado uma coleção?
Sempre amei óculos, em viagens chegava a comprar três de uma vez. É um acessório bacana, como uma bolsa ou um cinto, que se pode combinar dependendo do humor e do estilo do dia. Gosto de variar, mais do que de sapatos. Já usei óculos sem grau só porque gostei da armação!

E como está sendo a experiência de viver a Érika em Império?
A personagem é muito divertida e circula em vários núcleos da trama. Contraceno com atores incríveis e é a primeira personagem cômica que eu faço na vida, pois sempre encarnei a vilã. Também sinto que minha incursão no teatro, ano passado, me deu mais confiança na tevê. Aprendi a arriscar mais.

Eric Jean, o homem que concebeu a LB Eyewear
Diretor artístico da LB Eyewear e nome por trás da reformulação da marca, o designer Eric Jean é formado em Óptica e Optometria na França e, por isso, valoriza o conforto e os detalhes como o encaixe das lentes. Atuou alguns anos ao lado de Alain Mikli, tanto no design quanto na gestão de sua primeira loja, em Paris. Criou coleções para grifes como Valentino, Issey Miyake, Oscar De la Renta e Tiffany. Também desenhou óculos exclusivos para Lady Di, Sharon Stone, Angelina Jolie e Cate Blanchett.

Seu primeiro passo, na criação, é estudar o DNA da marca. “Procuro elementos que expressem suas características no eyewear. A assinatura de uma marca está mais no estilo do que no logotipo gravado nas hastes”, avalia. “Quando faço óculos para alguém, preciso conhecer e sentir o que é especial no estilo daquela pessoa”.

Para Jean, não foi difícil ter Letícia Birkheuer como inspiração: “fiquei impressionado com sua atitude naturalmente cool”, confessa. “Queria que a LB Eyewear expressasse o seu estilo de vida em Ipanema, combinando elegância e atitude sofisticada sem ser pretensiosa”. Nas formas, conta que buscou um visual único, mas confortável e fácil de vestir, com efeitos naturais e materiais nobres como madeira e bambu. Já a seleção das cores veio como uma paleta de maquiagem, com tons delicados de bege, marrom e tartaruga.

Império: Letícia como a jornalista Érika, funcionária do blogueiro Téo Pereira, personagem de Paulo Betti

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© Divulgação

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Solares: aposta no estilo Wayfarer, looks bicolores e lentes espelhadas

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@leticiabirk

Hickmann em família

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A marca de difusão da apresentadora de tevê Ana Hickmann, lançada no ano passado e batizada de “Hickmann”, ganhou um rosto familiar em sua campanha publicitária: a top Isabel Hickmann, irmã de Ana.

Inspirada nos bastidores das semanas de moda, a campanha, clicada por Josefina Bietti, contou também com duas outras modelos: a brasileira Carol Caputo e a polonesa Agata Palka. Estilo assinado por Cesar Fassina e beleza de Dani Lacerda.

Hickmann: de irmã para irmã

Hickmann: de irmã para irmã

Look passarela: inspiração nos desfiles

Look passarela: inspiração nos desfiles

© Divulgação

Acuvue na tevê

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Está no ar a nova campanha da Acuvue, a marca de lentes de contato da Johnson & Johnson Vision Care, com o objetivo de estimular o público usuário de óculos que considera usar lentes de contato a conversar com o oftalmologista sobre o assunto. “Há cerca de 5 milhões de usuários de óculos com interesse em experimentar lentes de contato contra aproximadamente 2 milhões de já usuários”, avaliou o gerente de marketing da empresa, Caio Vicentini. Com o título “Ignite II” (do inglês, algo como “inflamar”), a campanha está sendo veiculada durante os intervalos comerciais dos principais programas da rede Globo e também nos canais a cabo. A qualquer momento, é possível assistir ao filme no canal da Acuvue Brasil no Youtube (www.youtube.com/acuvuebrasil) – mais precisamente em www.youtube.com/watch?v=OeyMFblskmE. Além disso, o site www.eudelentes.com.br oferece outras informações. 7330

Acuvue no ar: estímulo aos usuários de óculos a considerar a possibilidade de consultar o oftalmologista sobre lentes de contato

Acuvue no ar: estímulo aos usuários de óculos a considerar a possibilidade de consultar o oftalmologista sobre lentes de contato

© Divulgação

Giorgio Armani: os óculos e as cidades

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A 38ª edição do Festival internacional de cinema de Toronto, em setembro, foi pano de fundo para a estreia mundial de um novo projeto da Giorgio Armani, chamado Films of City Frames – uma iniciativa que integra o já conhecido universo de campanhas e coleções da linha Frames of Life.

Este ano, o projeto foi realizado por meio de parceria entre a Luxottica e canal de televisão italiano Rai Cinema, envolvendo seis estudantes selecionados nas escolas de cinema mais prestigiosas do mundo: Tisch School of the Arts na Universidade de Nova York (NYU), em Nova York; School of Cinematic Arts na Universidade do Sul da Califórnia (USC), em Los Angeles; National Film and Television School, em Londres; o Centro Sperimentale di Cinematografia, em Roma; École Supérieure de Réalisation (Esra), em Paris e a Hong Kong Academy of the Performing Arts, em Hong Kong.

Aos alunos, foi atribuída a tarefa de criar curtas metragens compostos pela captura de breves momentos carregados de emoção e sensibilidade, com suas próprias cidades como cenário – tudo isso “filtrado” pelo olhar com óculos Frames of Life, conceito similar ao de séries de vídeos anteriores da grife. Os óculos, nos filmes, aparecem como ponto de vista das histórias e dos encontros retratados.

O resultado, apresentado no festival de Toronto, foi uma colagem de narrativas e imagens cheias de personalidade, cada uma contando uma história e ao mesmo tempo destacando a beleza de cada uma das metrópoles e seus monumentos inconfundíveis.

Armani e a telona – A escolha do Festival Internacional de Cinema de Toronto como plataforma de lançamento do projeto também não foi por acaso – a maior cidade canadense não somente reúne uma diversidade de culturas, mas também sedia um dos mais tradicionais festivais de cinema do mundo, excelente oportunidade de projeção para os estudantes selecionados. “Trazer jovens talentos do cinema para Toronto é o foco perfeito para mim”, declarou o estilista italiano.

Ao site britânico Business of Fashion, que participou da apresentação do projeto, Armani declarou que acredita ser um dever apoiar jovens talentos de várias áreas. “O encontro e a troca com jovens e seus trabalhos, seja estilistas ou diretores promissores, também é um incentivo – perspectivas novas e diferentes são sempre enriquecedoras para qualquer um”, explicou.

O projeto renova o vínculo do designer italiano com o cinema, uma relação que teve início em 1980, quando Armani criou o figurino de Richard Gere para o hit cinematográfico Gigolô Americano, que catapultou tanto o ator quanto a marca ao estrelato imediato.

Os seis curta-metragens do projeto Films of City Frames estão disponíveis em www.framesoflife.com.

Films of City Frames: Hong Kong

Films of City Frames: Hong Kong

Films of City Frames: Londres

Films of City Frames: Londres

Films of City Frames: Los Angeles

Films of City Frames: Los Angeles

Films of City Frames: Nova York

Films of City Frames: Nova York

Films of City Frames: Paris

Films of City Frames: Paris

Films of City Frames: Roma

Films of City Frames: Roma

© Divulgação

Arnette segue com NX Zero

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Pelo segundo ano consecutivo, a marca californiana de vocação esportiva que é parte do portfólio da Luxottica tem uma campanha exclusivamente dedicada ao mercado nacional. Os garotos-propaganda também são os mesmos: os músicos da banda NX Zero, liderada por Di Ferrero.

Além disso, a Arnette lançou recentemente um conteúdo em rede social também destinado ao mercado brasileiro: o perfil no Instagram @arnettebrasil (ou www.instagram.com/arnettebrasil).

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Making of: selfie para registrar o momento

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Ação!: a banda a postos para a sessão de fotos

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Versão final: duas das imagens de campanha que já começam a ganhar as vitrines das ópticas do país

Versão final: duas das imagens de campanha que já começam a ganhar as vitrines das ópticas do país

© Divulgação

T-Charge tem astro internacional

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A marca masculina da GO anunciou a contratação do ex-modelo e ator norte-americano Josh Duhamel, que atuou como Danny McCoy na série de tevê Las Vegas e Major Lennox em dois dos filmes da franquia Transformers.

A sessão de fotos ocorreu no final de agosto na Califórnia, e teve como locação a Goldstein Residence, mansão do milionário James Goldstein em Beverly Hills – também usada nas filmagens de As panteras detonando. A campanha teve como base uma trama de ação, em que um hipotético T-Agent, interpretado por Duhamel, tem como missão recuperar o protótipo de um par de óculos misteriosamente desaparecido.

Nos cliques, o fotógrafo de moda israelense baseado nos Estados Unidos, Yossi Michaeli. A produção executiva foi da Agência Abá MGT com direção de arte de Guilherme Rex. O estilo foi assinado por Alex Shera.

T-Charge: astro de Hollywood, mansão cinematográfica e trama com direito a agente secreto

T-Charge: astro de Hollywood, mansão cinematográfica e trama com direito a agente secreto

© Divulgação

Bulget à italiana

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Além da atriz Flavia Alessandra, contratada desde o ano passado, a Bulget (marca do portfólio da GO) agora tem mais um rosto: trata-se do ator e apresentador Otaviano Costa, o marido de Flavia. O casal posou para as fotos da primeira campanha juntos em 25 de junho na Casa da Fazenda, local de eventos no bairro do Morumbi, zona sul de São Paulo.

Referências italianas que remetem à Toscana foram usadas para conceber a nova campanha, fotografada por Yuri Sardenberg com estilo de Dudu Farias e beleza de Marcos Proença.

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Bulget: clima romântico com referências italianas

Bulget: clima romântico com referências italianas

© Divulgação

O Roadshow Essilor Transitions

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Nos meses de agosto e setembro, a equipe da Essilor caiu na estrada para a edição 2014 do Roadshow Essilor Transitions, compartilhando conhecimentos em 16 eventos realizados em várias cidades do Brasil. Na pauta, os lançamentos Varilux E Series e a versão verde icônica da Transitions Signature, além da promoção Crizal 50% de desconto no segundo par.

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Conexão Celebridade

Quem, onde, quando, como e porquê: a VIEW mostra flashes dos famosos e seus óculos enviados à redação durante a elaboração desta edição.

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O cantor Simoninha: Evoke (Brazilian Lab) modelo EVK 15 Red

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A atriz australiana Cate Blanchett: Tod's (Marcolin) modelo TO0166

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A atriz norte-americana Jessica Chastain: Tod's (Marcolin) modelo TO0135 16Y

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A ex-VJ da MTV e atual repórter do Vídeo Show Pathy De Jesus: Evoke (Brazilian Lab) modelo Dejavu Cat Style

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A atriz norte-americana Anne Hathaway: Fendi (Safilo) modelo FF0026s

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O top tatuador norte-americano AmyJames: Evoke (Brazilian Lab) modelo Bomber

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A atriz Camila Pitanga, em cena como a psicóloga Rita da série Em terapia exibida pelo canal a cabo GNT: Prada (Luxottica) modelo 0PR 01QV cor QFJ1O1

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O ator inglês Douglas Booth, o protagonista da versão 2013 de Romeu e Julieta: Carrera (Safilo) modelo 6000

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