Mondo Marca
Polaroid


coleção Tropic Flowers
A descoberta do “celuloide polarizador”
Cientistas de todo o mundo pesquisavam o fenômeno da polarização desde 1669 e, no início do século 19, militares franceses usaram cristais de calcita para observar os princípios da polarização. Mas foi somente em 1929 que o norte-americano Edwin Herbert Land, estudante de Física da Universidade de Harvard, inventou o primeiro filtro sintético para polarizar a luz de uso comercial. Deu à invenção o nome de “Polaroid”, junção das palavras “polarizing” e “celluloid” (do inglês, “celuloide polarizador”). O primeiro par de óculos solares com as lentes polarizadas foi vendido em 1935, mas Land fundou a Polaroid Corporation e lançou oficialmente a marca apenas dois anos depois, em 1937.

Edwin Land: criador do celuloide polarizador
Quem foi Edwin Land
Nascido em Connecticut, Land começou a fazer experiências com filtros de luz ainda na infância, usando caleidoscópios. Visionário, obteve reconhecimento com a produção em massa e o sucesso comercial dos óculos de lentes polarizadas e com apelo estético, que fizeram do nome Polaroid um sinônimo de inovação.
Mesmo após sua morte, em 1991, o criador da Apple, Steve Jobs, citava Edwin Land como um de seus grandes heróis, com quem dizia ter afinidade. Empreendedor, Land foi um inventor muito produtivo, com inúmeras contribuições para a ciência e a tecnologia, chegando a ter 535 patentes registradas – número superado apenas por Thomas Edison na história dos Estados Unidos.
No período em que dirigiu a Polaroid, até 1981, Land construiu sua reputação por conta das longas maratonas de pesquisa. Quando tinha uma ideia, reunia-se com equipes que se revezavam para acompanhá-lo, já que o cientista se tornava obcecado para chegar a uma solução e mal lembrava de descansar, alimentar-se ou até trocar de roupa.
Homem de visão
Nos primeiros anos de sua história, a Polaroid Corporation produzia lentes para microscópios, máscaras de mergulho, óculos para pilotos de caça e binóculos. Um dos marcos em inovação foi a criação de óculos 3D, usados pela primeira vez em 1939 quando a Chrysler Corporation concordou em exibir um filme produzido exclusivamente pela Polaroid em 3D para a Feira Mundial de Nova York.
Nos anos 40, a empresa foi escolhida pelas Forças Armadas norte-americanas para fornecer máscaras especiais destinadas a pilotos de caças e tanques. Heróis de guerra e celebridades do esporte também passaram a endossar os óculos da Polaroid. Nos anos 50, a marca lançou a categoria “Cool Ray” (do inglês, algo como “raio bacana”), que comportava suas melhores lentes polarizadas, feitas para proteger os olhos dos reflexos, dando origem às lentes para dirigir à noite.

Celebridades: o ator Marlon Brando de máscara Polaroid na década de 1950

Top de linha: na mesma década, a linha Cool Ray era a novidade da marca

Raridade: óculos vintage Polaroid
© Vintagevandalizm

Nova York: óculos Polaroid datados de 1946 no acervo do museu de arte moderna local, o MoMa
A incursão na fotografia
Em 1943, Edwin Land teve uma ideia que mudou os rumos da empresa. De férias, tirava fotos de sua filha de três anos quando a pequena perguntou por que não poderia ver as fotos imediatamente. Foi a ideia que deu origem ao lançamento, cinco anos mais tarde, da câmera fotográfica Model 95 Land, capaz de produzir fotos em apenas 60 segundos, sem a necessidade de retirar o negativo.
A tecnologia simples permitia que o negativo fosse revelado dentro do aparelho com produtos químicos, que transportavam sais de prata para uma folha de papel, dez segundos após a captação da imagem. Foi assim que a marca Polaroid acabou sendo associada diretamente à categoria de máquinas de fotos instantâneas.

Criador e criatura: Edwin Land com uma das criações que o tornou célebre, a máquina fotográfica instantânea

Tradição: Polaroid registrada em instantâneos
Desenvolvimento em óculos
Paralelamente ao crescimento da empresa no segmento fotográfico, novas linhas de óculos solares foram lançadas internacionalmente, levando a Polaroid a 45 países nos anos 60. Na década seguinte, novas tecnologias na produção de lentes Polaroid e uma coleção criada em colaboração com a notória estilista britânica Mary Quant impulsionaram o crescimento da empresa também no segmento de óptica.
Na década seguinte, novas parcerias marcaram a história da Polaroid – com o campeão de tênis alemão Boris Becker e a marca italiana Benetton. Já nos anos 1990, a evolução trouxe óculos 3D Premium para a revolucionária tecnologia de cinemas Imax; na década seguinte, foi lançada a primeira coleção de armações de receituário.
A aquisição pela Safilo
Em abril de 2012, ano de celebração do seu 75º aniversário, a Polaroid foi comprada pela Safilo em uma negociação de aproximadamente € 65 milhões. No mesmo ano, em outubro, desembarcavam as primeiras coleções no Brasil.
Apesar do grande sucesso no setor fotográfico – embora essa tradição tenha sido superada pela tecnologia das fotografias digitais, o que levou a Polaroid à falência – foi a vocação inovadora em lentes polarizadas e óculos solares que manteve em pé a empresa de Edwin Land após três quartos de século, chegando a vender mais de 4 milhões de óculos por ano em mais de 80 países.
Durante um período atuando como subsidiária do grupo, a Polaroid foi incorporada totalmente à Safilo em 2014, passando a figurar no portfólio de marcas próprias da fabricante italiana (ao lado de Carrera, Oxydo, Safilo e Smith), que obteve faturamento líquido de € 1,17 bilhão no ano passado, presente em mais de 130 países.

Nos dias de hoje: a campanha de 2015, intitulada “You’ll see” (do inglês, “Você verá”), mostra o que se pode ver quando não há ofuscamento,…

…princípio já explorado nos primeiros anos da marca

coleção Electric Rainbow

coleção Metal Round
Tecnologia em camadas
Todos os solares Polaroid utilizam lentes polarizadas exclusivas de alto desempenho, chamadas UltraSight, fabricadas com uma inovadora tecnologia, a Termofusão. Cada lente consiste em nove camadas que proporcionam proteção, durabilidade e nitidez visual. O processo de Termofusão é aplicado para formar a lente e, ao mesmo tempo, proteger sua camada polarizadora no centro, garantindo alto padrão de eficiência no bloqueio do brilho e dos reflexos em sua superfície. Além disso, a tecnologia proporciona resistência a impactos e riscos e total proteção contra os raios ultravioleta.
Visão a cores
A marca chegou ao Brasil com duas linhas de óculos, Esporte e Core, que ao todo reuniam mais de 120 modelos, incluindo os maiores best sellers da Europa. Este ano, a Safilo apresenta uma nova coleção em homenagem ao próprio símbolo da marca – o arco-íris, em referência à clareza de cores que se obtém por meio das lentes polarizadas. Batizada de “Rainbow”, traz peças de cores vibrantes e lentes espelhadas exclusivas Ultrasight para adultos e crianças.
www: Polaroid virtual
www.polaroideyewear.com
www.polaroideyewear.com/br
www.facebook.com/PolaroidSunglasses
www.youtube.com/user/PolaroidSunOfficial
www.twitter.com/PolaroidSun
www.instagram.com/polaroideyewear
Ícones
Logo de arco-íris
Lentes polarizadas
Inovação tecnológica com design contemporâneo