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Mondo Marca

Ana Hickmann

A modelo gaúcha, famosa pela beleza e o comprimento das pernas, conquistou o mundo da moda, do entretenimento e também dos negócios ao transformar seu nome em marca de sucesso.
Graziela Canella Divulgação Andrea Tavares

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modelo AH6183

Do sul para as passarelas

Ana Lúcia Hickmann nasceu em 1º de março de 1981 na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul. Filha mais velha de uma família de origem alemã, viveu com os pais e os quatro irmãos em sua cidade natal até 1996, quando viajou a São Paulo com um grupo de amigas em busca de trabalho como modelo.

Com apenas 15 anos, foi a única a conseguir uma oportunidade na extinta agência Metropolitan. Instalou-se na capital paulista sem as amigas, que retornaram ao Rio Grande do Sul, e meses depois se transferiu para a agência Mega. Graças à genética, anos depois, sua irmã oito anos mais nova, Isabel Hickmann, seguiu um caminho parecido ao de Ana.

Maturidade precoce

Em fevereiro de 1998, prestes a completar 17 anos, a modelo teve autorização dos pais para casar-se legalmente com o empresário Alexandre Corrêa – que até hoje é marido e agente da beldade. No mesmo ano, a modelo já iniciava carreira internacional em Paris, desfilando para marcas como Emanuel Ungaro, Hanai Mori, Kenzo, Leonard, Lolita Lempicka, Yohji Yamamoto e Yves Saint Laurent.

Mesmo presente nas passarelas da moda, foi no segmento de beleza que Ana teve as primeiras grandes oportunidades – como uma campanha mundial da Wella e trabalhos para L’Oreal e Schwarzkopf. Em Milão, desfilou para Gai Mattiolo, Giorgio Armani e Roberto Cavalli e ainda fez campanhas para La Perla e Golden Lady. Em 1999, mudou-se para Nova York.

Ano 2000: a bela na capa da Vogue Brasil

Agosto, 2002: o rosto da Elle

Beleza em rankings

Os olhos azuis, o sorriso marcante e as medidas perfeitas da loira contribuíram para seu sucesso na carreira, mas foi por conta dos impressionantes 120 centímetros de extensão de suas pernas que a modelo conquistou fama dentro e fora das passarelas – e até mesmo uma menção no livro dos recordes, o Guinness, como a modelo com as pernas mais longas do mundo.

Em 2001, foi listada pela edição italiana da revista GQ uma das dez mulheres mais bonitas do globo; em 2004 e 2005, seu nome também figurou na lista das 100 mulheres mais sensuais do mundo publicada pela revista MaxMen. No Brasil, foi a Vogue que a incluiu em uma lista – a das dez mulheres mais bonitas do Brasil de todos os tempos.

Vip, março, 2010: capa dobrável para caber as pernas

O lado empreendedor

Em 2002, Ana Hickmann teve sua primeira linha de produtos assinados, que consistia em dois modelos de sapatos para a Vizzano – marca da qual a modelo era garota-propaganda na época. Com o sucesso inesperado nas vendas, Ana viu a oportunidade de usar seu nome como marca e manter-se atuante na moda, não apenas como modelo. A parceria durou até 2008, quando a top assinou acordo com a Grendene para o lançamento da coleção de calçados Grendha Ana Hickmann.

Na década de 2000, Ana Hickmann lançou vários outros produtos por meio de contrato de licenciamento com empresas renomadas em suas áreas. Em 2003, lançou com a GO sua marca de óculos, até hoje um de suas parcerias mais bem-sucedidas.

Suas coleções de moda praia e underwear, atualmente fabricadas pela Marcyn, já foram apresentadas nas passarelas da São Paulo Fashion Week – na época, em 2004, eram produzidas pela Sais de Cor. Também lançou relógios em parceria com a Magnum, jóias pela Rommanel, esmaltes pela Aeger, bolsas com a fabricante Cordez e ainda linhas de jeans, malharia e alfaiataria pela Equus. A gama completa de produtos também inclui, atualmente, roupas para fitness, guarda-chuvas, cosméticos, perfumes, óculos, máquinas fotográficas e uma linha de cama com lençóis e edredons.

Sucesso na telinha

Faz quase dez anos que Ana Hickmann expandiu seus horizontes profissionais, com o início de uma carreira televisiva. Tudo começou em 2004, quando foi convidada pela Rede Record para apresentar um quadro sobre moda no programa Tudo a ver, do jornalista Paulo Henrique Amorim. No ano seguinte, passou a integrar o time de apresentadores do programa matinal Hoje em dia, ao lado de Britto Jr e Eduardo Guedes. Em 2009, deixou a atração para substituir a apresentadora Eliana no programa Tudo é possível, exibido aos domingos na mesma emissora. Além desses, Ana Hickmann também coapresentou reality shows na Record – O jogador, com Britto Jr, e Top model, com Ticiane Pinheiro.

Em cena: no programa Tudo é possível, da Record

A marca em números

Em 2005, no início dos licenciamentos, a marca Ana Hickmann movimentou R$ 70 milhões. Atualmente, com diversas parcerias em várias categorias, já movimenta mais de R$ 400 milhões. Segundo a própria Ana, o segredo está na confiança que deposita em cada projeto. “Nunca vendi um produto em que realmente não acreditasse nele. Cada peça de roupa, acessório, sapato ou bolsa faz parte do meu guarda-roupa”, revela, em seu próprio site.

Em abril de 2011, lançou uma loja virtual (www.anahickmann.com.br) com mais de 3 mil itens e um espaço para suas dicas – por exemplo, sobre os modelos de óculos ideais para cada tipo de rosto. No e-commerce, o faturamento nas vendas no primeiro ano chegou a R$ 2,5 milhões, com expectativa de crescimento de 30% ao ano.

Visão de modelo

No final de 2002, Ana Hickmann firmou seu primeiro contato com a GO, empresa que acreditou no potencial da modelo como formadora de opinião na moda. A parceria completou uma década em 2013 como uma das mais sólidas entre os negócios da ex-modelo e apresentadora – as linhas de óculos estão atualmente entre os produtos mais vendidos com a assinatura da top.

As armações de receituário e os óculos solares são modernos no design, nas cores e nas padronagens, com personalidade forte, mas sem deixar de lado a feminilidade. A Ana Hickmann Eyewear é vendida não somente no Brasil, mas também em Portugal, Espanha, França, Itália, Rússia, Coréia e países do Leste Europeu.

modelo AH6182 B13

modelos AH3085 04C, AH3077 04L e AH3085 08C

© Becaclick e Divulgação

Pronúncia

“Ã-na RÍ-qui-man”. O falar no nome da modelo é tranquilo, atenção apenas à primeira sílaba do seu sobrenome (o “Hi”), em que o “h” tem som de “r”.

www: Ana Hickmann virtual
www.anahickmann.com.br
http://blog.anahickmann.com.br
www.facebook.com/anahickmannoficial
www.twitter.com/ahickmann

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