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Mondo Fashion

Chloé

A grife fundada por Gaby Aghion em 1952 transformou o estilo e o negócio de moda franceses ao introduzir o comércio de roupas prontas (o tão conhecido prêt-à-porter) e ao apostar em novos talentos, desde estilistas como Karl Lagerfeld até as jovens Stella McCartney e Phoebe Philo.
Graziela Canella Andrea Tavares

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modelo CE641S 290

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Egípcia com elegância francesa
Gabrielle Hanoka nasceu em 1921, na cidade de Alexandria, Egito. Teve uma educação francesa, graças à boa condição financeira e cultural de sua família. Por iniciativa de sua mãe, uma costureira frequentava a casa para confeccionar roupas para a família, com base nas revistas de moda parisienses. Esse convívio viria a ser a primeira semente inspiradora para Gabrielle, que, aos 18 anos, rumou à capital francesa para estudar.

Seis anos mais tarde, em 1945, Gaby casou com Raymond Aghion, e os dois mudaram definitivamente para Paris – mais precisamente, para o lado esquerdo do Rio Sena, em meio a intelectuais, artistas e rebeldes, pano de fundo perfeito para o surgimento da Chloé.

Gaby Aghion: a costureira da família foi a sua primeira inspiração para a moda

Gaby Aghion: a costureira da família foi a sua primeira inspiração para a moda

Revolução em Paris
Gaby Aghion desenhou sua primeira coleção de moda feminina em 1952 e cuidou de cada detalhe da produção, de pregar botões a sair para fazer as vendas. Seu conceito pioneiro confrontava a formalidade quase desconfortável do guarda-roupa feminino na década de 50, valorizando a praticidade, a qualidade, a leveza e a elegância, com roupas prontas de tecidos finos e silhueta suave.

A própria Gaby criou um novo termo para descrever seu estilo, o “luxury prêt-à-porter” (do inglês e do francês, algo como “pronta entrega luxuosa”), pois, até então, a ideia de luxo era associada à alta costura, feita sob medida. Naquele ano, associou-se a um amigo, o empresário Jacques Lenoir, para fundar a marca Chloé. Seu desfile de estreia foi em 1956, no famoso Café de Flore, reduto de artistas e existencialistas. Logo, os grandes costureiros seguiram o exemplo – no mesmo ano, Givenchy lançou sua primeira linha de prêt-à-porter.

1958: convite para o desfile no Café de Flore, reduto de artistas e existencialistas, os descolados da época

1958: convite para o desfile no Café de Flore, reduto de artistas e existencialistas, os descolados da época

 

1960: look da coleção de inverno

1960: look da coleção de inverno

 

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A era Lagerfeld
Ao longo das primeiras décadas de sua fundação, a marca cresceu e contribuiu para definir o prêt-à-porter e a moda parisiense. Além de lançar um novo estilo – moderno, mas cheio de delicadeza – também lançou nomes de jovens e talentosos estilistas que se destacam até hoje.

Em 1966, aos 28 anos, Karl Lagerfeld assumiu a direção criativa da Chloé e atraiu uma clientela célebre, incluindo a ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Jacqueline Kennedy, a diva do canto lírico Maria Callas e as estrelas Brigitte Bardot e Grace Kelly. A primeira loja própria foi inaugurada em 1971, na rua Gribeauval, em Paris. Na mesma década, a grife fez sucesso com suas saias longas e delicadas blusas de gaze e lançou seu primeiro perfume.

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Clássico: croqui e criação pronta na passarela, por Karl Lagerfeld, para a primavera de 1972

Clássico: croqui e criação pronta na passarela, por Karl Lagerfeld, para a primavera de 1972

 

Estreia: campanha do primeiro perfume da grife, já sob a batuta de Karl Lagerfeld, que afirma no anúncio que uma mulher não veste o seu perfume, mas entra nele

Estreia: campanha do primeiro perfume da grife, já sob a batuta de Karl Lagerfeld, que afirma no anúncio que uma mulher não veste o seu perfume, mas entra nele

 

Expansão e novos estilistas
O conglomerado suíço de luxo Richemont, que detém atualmente o comando de marcas como Cartier, Van Cleef & Arpels, Dunhill, Lancel e Montblanc, além da loja virtual de luxo Net-a-Porter, comprou a Chloé em 1985, impulsionando a notoriedade mundial da grife francesa.

Em 1997, o grupo apostou no rejuvenescimento da marca com a contratação da jovem britânica Stella McCartney, até então conhecida apenas como filha do ex-Beatle sir Paul McCartney. Karl Lagerfeld chegou a sugerir que havia sido substituído por um grande nome na música, não na moda, mas logo a recém-graduada da Central Saint Martins, em Londres, provou seu talento com um estilo cheio de sensualidade, leveza e criatividade, sem contar um profundo conhecimento de modelagem e alfaiataria. Até hoje, as estampas de abacaxis da coleção do verão de 2001 são uma forte referência na história da Chloé.

Stella afastou-se da grife francesa para inaugurar sua marca própria em 2001, deixando a direção criativa da casa com seu braço direito, a também britânica Phoebe Philo, que lançou a primeira linha de bolsas, sapatos e acessórios de couro. Suas criações – com destaque para a bolsa Paddington e seu inconfundível cadeado, um hit de vendas – atraíram jovens celebridades como as atrizes Kirsten Dunst e Natalie Portman. Em 2004, chegou a segunda marca, See By Chloé, linha mais acessível de vestuário feminino. Quatro anos mais tarde, Phoebe Philo passou o bastão para a também britânica Hannah MacGibbon. Enquanto Phoebe tinha como fonte a estética dos anos 60, Hannah olhou para a década de 70, investindo em tons de nude, cintura alta e capas em silhuetas sofisticadas, elegantes e fluidas.

Sucesso em 2001: croqui da blusa azul com estampa de abacaxi, criada por Stella McCartney

Sucesso em 2001: croqui da blusa azul com estampa de abacaxi, criada por Stella McCartney

 

Também em 2001: desfile da coleção de verão, capitaneada por Stella McCartney

Também em 2001: desfile da coleção de verão, capitaneada por Stella McCartney

 

Bolsa Paddington: hit criado por Phoebe Philo, lançado em 2003

Bolsa Paddington: hit criado por Phoebe Philo, lançado em 2003

 

A Chloé hoje
Desde 2011, a marca tem a direção artística da estilista britânica Clare Waight Keller, que assina linhas de moda feminina e infantil, moda praia, lingerie, acessórios, jeans, óculos e perfumes. Está presente em 65 países, com lojas em cidades como Paris, Tóquio, Hong Kong, Los Angeles, Nova York, Dubai e Londres. No Brasil, é comercializada na boutique multimarcas NK Store, que até recebeu a exposição em homenagem aos 60 anos da marca.
A gestão da Chloé ainda está nas mãos da Compagnie Financière Richemont SA, terceiro maior grupo de luxo do mundo, que reportou faturamento de mais de € 10 bilhões em 2013.

Circuito fashion: a fachada da loja no Soho, região de Nova York que concentra top grifes e marcas descoladas, e o interior da principal loja de Paris, na luxuosa Rue Saint Honoré

Circuito fashion: a fachada da loja no Soho, região de Nova York que concentra top grifes e marcas descoladas, e o interior da principal loja de Paris, na luxuosa Rue Saint Honoré

 

Da passarela para as ópticas
As criações fluidas e femininas da Chloé e as inspirações dos desfiles da marca francesa a cada temporada são determinantes no desenvolvimento das armações de receituário e dos óculos solares da marca, a cargo da Marchon desde 2012. A nova coleção aposta em desenhos clássicos, com silhuetas e cores suaves.

modelo CE626S 603

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modelo CE2624 002

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Homenagem ao legado de Gaby
O ano de 2012, quando se comemorou as seis décadas de fundação da Chloé, foi marcado pelo lançamento de uma edição limitada dos 16 maiores hits da marca, criados por estilistas como a própria Gaby Aghion, Karl Lagerfeld, Stella McCartney, Phoebe Philo e Hannah MacGibbon, vendida com exclusividade na top loja de departamentos norte-americana Barneys. Ilustrações das peças e roupas do acervo da Chloé também integraram uma exposição que rodou o mundo, batizada de “Attitudes” (do inglês, “Atitudes”).

Em 2013, aos 92 anos, Gaby Aghion compareceu pessoalmente a uma homenagem a seu legado, em Paris, ocasião em que foi condecorada como Cavaleira da Legião de Honra da França pelo ministro da cultura, Aurélie Filippetti. Nas palavras do ministro, Gaby tirou a moda do pedestal elitista e a tornou acessível com a criação do prêt-à-porter.

2006: sandália plataforma e blusa bordada da era Phoebe Philo

2006: sandália plataforma e blusa bordada da era Phoebe Philo

 

1978: o vestido Galaxy, criação de Karl Lagerfeld

1978: o vestido Galaxy, criação de Karl Lagerfeld

 

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2012: flashes da exposição Attitudes, em Paris

2012: flashes da exposição Attitudes, em Paris

© Andrea Tavares

2012: Gaby Aghion e Karl Lagerfeld no lançamento da exposição que celebrou as seis décadas da grife no Palais de Tokyo, em Paris

2012: Gaby Aghion e Karl Lagerfeld no lançamento da exposição que celebrou as seis décadas da grife no Palais de Tokyo, em Paris

 

Ícones
Simplicidade e elegância, com roupas prontas leves e confortáveis que confrontaram a sisudez dos anos 50
De 1958 a 1987, coleções inspiradas na Pop art e na Op art, inclusive na capa do antológico disco da banda The Velvet Underground, de 1967, que estampava uma banana, criação do mago da Pop art, o norte-americano Andy Warhol
A bolsa Paddington, de Phoebe Philo
O vestido Violino, de Lagerfeld
A combinação de short com capa invernal, de Hannah McGibbon

 

Clássico: o vestido Violin, criado por Karl Lagerfeld em 1983

Clássico: o vestido Violin, criado por Karl Lagerfeld em 1983

 

Temas pop: a banana ilustrada por Andy Warhol para a capa do antológico disco do The Velvet Underground de 1967 foi inspiração para a marca

Temas pop: a banana ilustrada por Andy Warhol para a capa do antológico disco do The Velvet Underground
de 1967 foi inspiração para a marca

Pronúncia
De acordo com seu idioma natal, o francês, o “É” de “Chloé” torna-se fechado: “clô-Ê”. Mas a pronúncia em inglês também é muito difundida entre os fashionistas: “CLÔU¬-i”. Abrasileirando, o nome da grife é falado como se lê: “clô-É”.

Olhar do amor: Gaby Aghion retratada pelo marido, Raymond

Olhar do amor: Gaby Aghion retratada pelo marido, Raymond

 

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