tamanho da letra : imprimir

Calendário

Contagem regressiva para a Expo Abióptica

A 12ª edição da feira brasileira de óptica bate às portas e, por conta da Copa do Mundo, que começará em 12 de junho, foi adiantada em três semanas e ocorrerá de 2 a 5 de abril, mais uma vez nos domínios do Expo Center Norte, Vila Guilherme, zona norte de São Paulo. Diante disso, já está mais que na hora de preparar a visita à Expo Abióptica 2014. Veja o que a entidade organizadora, a Associação brasileira da indústria óptica (Abióptica), está preparando, além de uma série de dicas que a VIEW preparou para o óptico aproveitar bem o evento.
Andrea Tavares Acervo VIEW

Enviar por email

Compartilhar

Apesar de um ano com um calendário para lá de atípico, com Copa do Mundo sediada no Brasil e eleições presidenciais, e de um segundo semestre de pouco fôlego para o varejo óptico, quando muitos lojistas encerraram 2013 com níveis de estoque bem acima do planejado, a organizadora do evento, a Associação brasileira da indústria óptica (Abióptica), prepara uma feira focada em sua trajetória de ascensão, retomada há duas edições. As grandes corporações da óptica mundial têm presença confirmada, o que já deve garantir bons números de público – afinal, uma feira torna-se cada vez mais convidativa à medida que consegue reunir “debaixo do mesmo teto” a maioria dos fornecedores-chave de seu mercado.

A edição do ano passado foi considerada por muitos expositores como a melhor de todos os tempos. Os números ficaram em 28.343 visitantes, negócios estimados em R$ 630 milhões, 90 empresas expositoras e número de visitantes estrangeiros multiplicado por três em relação a 2012. Para este ano, o mapa da feira foi renovado, isto é, foi colocado em prática o tradicional acordo de cavalheiros que prevê que tudo seja “zerado” de três em três anos, a fim de garantir oportunidade a novos expositores ou permitir que empresas expositoras escolham novas áreas. A questão é que os disputados 10 mil metros quadrados de área líquida não permitiram tantas mudanças quanto em outras edições, até porque a arquitetura dos pavilhões Azul, Vermelho e Verde não é muita propícia à “dança” de lugares, especialmente dos estandes maiores, ocupados pelas grandes corporações.

E por falar em espaços, uma das novidades é que o mezanino abrigará não apenas a praça de alimentação, os estandes de serviços e a área de treinamento. Este ano, cinco empresas ocupam estandes no “andar de cima” da feira – Bamboo, Bausch + Lomb, Optidados, Optisol e Solótica – e, até a data de fechamento desta edição, de acordo com o mapa fornecido pela Abióptica com data de 12 de fevereiro, ainda havia outros dois espaços disponíveis (todos com 48 metros quadrados cada).

Quanto às facilidades do evento, estão confirmadas a Rota Premiada, o Espaço Jovem Criança, o Guarda-Volumes e o Cyber Point.

Hora de se preparar

Passagens, hospedagem, crachá, deslocamento pela cidade nos dias da feira… Uma série de detalhes que merece atenção e que podem ser resolvidos com facilidade, principalmente se resolvidos com antecedência.

Passagens e hospedagem
A Abióptica mantém parceria com a agência de turismo LT Travel a fim de garantir vantagens especiais aos visitantes. Para valores e disponibilidades, os contatos devem ser feitos em 11 3125 2911 ou lttravel@lttravel.com.br. Em www.expoabioptica.com.br/site/passagens.asp, é possível checar a disponibilidade dos hotéis de acordo com as datas desejadas.

www.expoabioptica.com.br
O site do evento dispõe de vários serviços para facilitar a vida dos visitantes. Um deles é o pré-cadastro, em que se pode solicitar a credencial com antecedência. Um e-mail confirma a inscrição virtual e a credencial é retirada no dia do evento nos totens de entrada ou nos guichês de credenciamento. Vale lembrar que é preciso apresentar um documento original (com foto) para obter o crachá. É prudente realizar o cadastramento online com antecedência, a fim de evitar filas na entrada da feira.

Caravanas
Ópticos que moram em cidades distantes até 1,5 mil quilômetros de São Paulo podem desfrutar do serviço de caravanas oferecido pela Abióptica, que proporciona subsídio de 50% no transporte para a feira, seja de ônibus, micro-ônibus ou van. Inscrições em www.expoabioptica.com.br/site/caravanas.asp.

Transfer gratuito
Haverá transporte gratuito de ida e volta no trajeto Metrô Tietê – Expo Center Norte. Quem se hospedar nos hotéis credenciados também contará com transfer grátis de ida e volta à feira.

Passaporte para o sucesso

Na edição anterior, a VIEW trouxe um guia com dicas de São Paulo e referências básicas sobre a feira. Nesta edição, a gente reuniu dicas de como maximizar a sua participação no evento. Até porque participar de uma feira é um investimento como qualquer outro e, dessa forma, precisa ser muito bem aproveitado.

Conforto, elegância e óculos
Beleza é fundamental, mas não há bom humor que resista a bolhas nos pés. Para passar dias caminhando pelos pavilhões e participando de eventos, é bom vestir roupas e sapatos elegantes, mas confortáveis. Não vão faltar festas e jantares à noite para desfilar a bordo de saltos nas alturas e looks mais elaborados.

Seja qual for a roupa ou a ocasião, use óculos sempre. Se possível, tenha a postos uma pequena coleção de peças para trocar sempre que puder, tanto modelos solares como de receituário – mesmo que seja sem grau. Afinal, existe melhor maneira de valorizar o produto com que se trabalha, que é o motivo número um para todos estarem ali?

Primeira impressão é tudo
Capriche no marketing pessoal: barba feita, cabelos alinhados, sorriso no rosto e cartão de visitas à mão são cuidados fundamentais. Esteja bem informado para engatar bons papos. A Expo Abióptica é o melhor lugar para fazer novos contatos. Então, o negócio é caprichar na impressão – não apenas pessoal, mas também do cartão – e não esquecer de conferir os dados: nome, cargo, empresa, endereço completo, telefones de contato e e-mail.

Compartilhar é a palavra de ordem
Não adianta ir de quarta-feira a sábado à Expo Abióptica e participar de todos os eventos paralelos, como palestras e seminários, ver todas as novidades de óculos e depois não dividir a experiência com ninguém. Leve sua equipe ou parte dela para a feira.

Para lojistas de outros estados, os valores para transporte e hospedagem são maiores e nem sempre é viável convidar toda a equipe – nesse caso, uma boa ideia é premiar um ou dois funcionários que tenham se destacado nas vendas com uma viagem para visitar a feira. É certo que todos voltarão ao trabalho com novas ideias na bagagem e muito pique para melhorar o atendimento na óptica. Mas, mesmo assim, o que vale, na volta, é dividir as informações com quem ficou por meio de reuniões e treinamentos.

Tem um tempinho na sua agenda?
Saber otimizar o tempo é uma arte. A maioria dos expositores recebe tão bem seus clientes que é comum esquecer da vida e passar horas no mesmo estande comendo, bebendo e jogando conversa fora – deixando, assim, de ver outros produtos e conhecer as novidades. É bom programar, de antemão, todas as visitas, compras e contatos do dia, lembrando de atualizar a agenda de contatos com os números de celulares de quem você planeja encontrar.

A elegância da pontualidade
Reuniões programadas, visitas marcadas, enfim, agenda prontinha. Mas, para você ter uma ótima feira de fato, precisa colocar seus compromissos em prática da melhor forma possível, isto é, adotando a pontualidade como princípio. Caso perceba que os próximos horários estão “enrolados”, avise os contatos de suas próximas reuniões sobre o atraso e reajuste a agenda.

Silêncio vale ouro
Lembre-se de desligar seu celular ou colocá-lo no modo silencioso ao participar de treinamentos ou reuniões. E, durante esses períodos, só atenda telefonemas de fato importantes e seja o mais breve possível.

Layout 1

Enviar por email

Compartilhar

Nova York é logo ali

Apesar de a International Vision Expo East deste ano começar apenas uma semana antes da brasileiríssima Abióptica, o evento merece ser prestigiado por conta da diversidade de expositores e da extensa programação educativa. Além do mais, a cidade por si só já é um bom motivo para viajar.
Graziela Canella

Enviar por email

Compartilhar

Cursos e negócios

A 28ª edição da International Vision Expo East ocorre de 28 a 30 de março, no Jacob K. Javits Convention Center. Organizado pela Reed Exhibitions em parceria com a associação de óptica dos Estados Unidos, o The Vision Council, o evento tem uma programação de cursos que começa dois dias antes da abertura da feira, no dia 26. Serão, ao todo, 325 horas de cursos e conferências ao longo de cinco dias, que englobam todas as principais novidades nos segmentos de saúde, tecnologia, varejo e negócios.

Uma das principais novidades nesse segmento será o Fórum Global de lentes de contato, com duração de dois dias, resultado de uma parceria firmada entre a feira e uma importante entidade do Reino Unido, a British Contact Lens Association (isto é, Associação britânica de lentes de contato). O pavilhão Galleria ganhou uma expansão chamada Galleria on Main, que reúne uma seleção de marcas sofisticadas da óptica internacional. Além disso, para aprimorar o contato entre expositores e visitantes, os pavilhões Medical & Scientific e Lens & Lens Processing Technology terão à sua volta áreas destinadas à educação.

A exemplo dos últimos dois anos, a Vision Expo East tem apostado cada vez mais em programas de educação, treinamento de profissionais e parcerias com afiliados, tendo em vista que essas iniciativas resultam diretamente em recordes de participação e impulsionam as oportunidades de negócios para expositores e visitantes.

Em 2013, o evento reuniu cerca de 15,5 mil profissionais de mais de 90 países. O número de expositores foi o maior já registrado – 575 empresas e mais de 5 mil marcas e produtos – gerando em uma expansão do espaço ocupado pelos sete pavilhões e a implementação de novas áreas, como Made in America, Boutiques on Main, International Pavillion e Vision Monday’s Eye2 Zone. A programação nos estandes teve mais de 600 atividades especiais, incluindo promoções, descontos e demonstrações de novos produtos.

International Vision Expo East 2013
Jacob K. Javits Convention Center
655 West 34th street, Nova York
Sexta-feira e sábado (28 e 29 de março): 9h30 às 18h
Domingo (30 de março): 9h30 às 17h
Palestras e cursos ocorrem de 26 a 30 de março

2173

Na Vision Expo East

Como chegar
O centro de exposições Javits Center fica na 11th Avenue, entre as ruas 34th e 39th. A estação de metrô mais próxima é a 34th Street/Penn Station, que fica a cerca de 20 minutos a pé. Há também o ônibus M34, que percorre toda a 34th Street e tem parada na 11th Avenue. Para usar o transporte público (www.mta.info), é necessário comprar o Metrocard, que custa US$ 1, e fazer as recargas de acordo com a utilização. Por exemplo, uma viagem custa US$ 2,50, mas, ao comprar US$ 5 de crédito na modalidade Pay-per-ride, o usuário paga US$ 2,38 pelo trajeto. Já quem pretende explorar a cidade e usar o transporte público com frequência, deve optar pela modalidade 7-Day unlimited, que permite o uso contínuo por uma semana, sem limite de viagens, por US$ 30 (o que corresponde ao custo de 12 trajetos avulsos).

Outra alternativa é optar pelos ônibus executivos gratuitos oferecidos pela organização da Vision Expo, que percorrem uma rede de mais de 30 hotéis em intervalos de 15 minutos a 20 minutos. No dia 30, o evento disponibiliza também ônibus em direção aos aeroportos LaGuardia, John F. Kennedy e Newark Liberty. Horários e itinerários disponíveis no site oficial da feira, na área Travel & Entertainment.

Os famosos táxis amarelos de Nova York (www.nyc.gov) também são uma boa alternativa. As tarifas iniciais são US$ 2,50, mais adicional de US$ 0,50 a cada 1/5 de milha (cerca de 4 quarteirões), mais US$ 0,50 para noite ou US$ 1 em horários de pico. Corridas saindo das estações Grand Central, Penn Station ou Port Authority até o Javits Center variam entre US$ 7 e US$ 17, dependendo do trânsito. Do aeroporto internacional JFK até Manhattan, o valor fixo é US$ 52. Todos aceitam dinheiro e cartão de crédito. Não é possível agendar com antecedência – para isso, é recomendável optar por serviços de carros particulares como Wiro (www.wirolimo.com) ou Dial 7 (www.dial7.com), que são um pouco mais caros, mas ainda assim razoáveis em comparação com os táxis comuns do Brasil.

2174

2175

Planeje a visita
Tanto o site oficial do evento quanto o aplicativo da Vision Expo East para smartphones permitem que cada visitante faça um planejamento de cada dia de visita à feira. No link My show planner, é possível criar rapidamente um perfil de usuário e ter acesso a mapa dos pavilhões, expositores, descontos especiais, programação de cursos e, a partir dessas informações, montar uma agenda programada para não esquecer nenhum detalhe.

Na web
www.visionexpoeast.com
www.facebook.com/visionexpo
www.twitter.com/visionexpo
www.flickr.com/photos/visionexpo
www.youtube.com/user/IntlVisionExpo
LinkedIn: International Vision Expo & Conference (official group)

Em Nova York

Onde ir

Para visitantes de primeira viagem e conhecedores de Nova York, alguns pontos turísticos são tão clássicos que até nem são citados em roteiros, mas sempre valem a visita.

Empire State
Impossível imaginar a vista de Nova York sem a silhueta da torre do Empire State. O prédio mais alto da cidade quando construído, em 1931, oferece uma vista impressionante e ainda um toque de nostalgia de cenário de filmes românticos como Tarde demais para esquecer.
350 Fifth Avenue (entre a 33th e a 34th Street), tel. 212 7363100
www.esbnyc.com
Segunda-feira a domingo (8h às 2h)
US$ 19 a US$ 25 (mais US$ 17 para chegar ao observatório do 102º andar)

2162

 

Lá do alto: a cidade vista do observatório do Empire State Building

Lá do alto: a cidade vista do observatório do Empire State Building

Central Park
Verdadeiro oásis urbano, o Central Park é um refúgio de calmaria no coração da metrópole e tem muito a ser explorado – como a área de mais de 150 metros quadrados de trilhas quase selvagens, no lado oeste, conhecida como The Ramble.
59th Street a 110th Street, tel. 212 3106600
www.centralparknyc.org
Segunda-feira a domingo (6h às 1h)

 

The Metropolitan Museum of Art
Inaugurado em 1880, o museu ocupa mais de 50 mil metros quadrados do Central Park, com uma fachada neoclássica imponente e acervo à altura. Itens de arte egípcia, grega e romana dividem espaço com pinturas clássicas e exposições de arte contemporânea.
1000 Fifth Avenue, tel. 212 5357710
www.metmuseum.org
Domingo a quinta-feira (10h às 17h30), sexta-feira e sábado (10h às 21h)
US$ 12 a US$ 25

2164

Brooklyn Bridge
Além da vista de cartão postal com Manhattan ao fundo, a ponte também é uma aula de história e arquitetura, sem contar as inovações na engenharia da época em que foi fundada, em 1883, como a suspensão por cabos de aço. Uma boa pedida para apreciar a vista é atravessar a ponte a pé.
Acesso pela Cadman Plaza East, perto da Prospect Street
www.nyc.gov

2158

Onde comer

Motorino
Novaiorquinos adoram uma pizza e no Motorino a iguaria passa no teste de qualquer especialista, com pizzas de tamanho individual feitas no forno à lenha, à moda napolitana. A clássica Margherita, com pedaços de muçarela de búfala derretidos sobre molho de tomate levemente adocicado, é pedida obrigatória.
349 East 12th Street, tel. 212 7772644
www.motorinopizza.com
Segunda a quinta-feira (11h às 0h), sexta e sábado (13h às 1h), domingo (11h às 0h)
US$ 16 (preço da médio da pizza)

2169

2168

 

Katz’s Delicatessen
Mais do que uma tradição da comunidade judaica, essa delicatéssen faz parte da história a cidade, com fotos de célebres frequentadores espalhadas pelas paredes. Seu carro-chefe é o sanduíche de pastrami, com uma quantidade generosa de fatias finas no recheio. 205 East Houston Street, tel. 212 2542246
www.katzdeli.com
Segunda e terça-feira (8h às 21h45), domingo, quarta e quinta-feira (8h às 22h45), sexta e sábado (8h às 2h45)
US$ 15 (preço da médio do sanduíche)

2167

2172

RedFarm
Ed Schoenfeld, que trabalhou como garçom de um sofisticado restaurante chinês nos anos 60, conseguiu reinventar a culinária oriental com qualidade e originalidade. Entre os destaques do cardápio estão os bolinhos Pac-Man, noodles de pato e bacalhau com legumes ao molho de ostras.
529 Hudson Street, tel. 212 7929700
www.redfarmnyc.com
Segunda a sexta-feira (17h às 23h45), sábado e domingo (11h às 14h30 e 17h às 23h45)
US$ 20 (preço médio do prato principal)

Buvette
A recente empreitada da chef Jody Williams é esse pequeno restaurante de comida francesa tradicional. Os clássicos coq au vin, steak tartare cortado rusticamente na faca, a costeleta de cordeiro e o ratatouille com torradas de alho se destacam, mas há quem pare por ali apenas para apreciar uma taça de vinho com fatias de queijo.
42 Grove Street, tel. 212 2553590
www.ilovebuvette.com
Segunda a sexta-feira (8h às 2h), sábado e domingo (11h às 2h)
US$ 16 (preço médio do prato principal)

2165

© handieats

O que fazer

Algumas das melhores exposições em cartaz na cidade durante a Vision Expo East:

City as Canvas
Antes considerado vandalismo, o grafite passou a ser valorizado como arte urbana e a ganhar as galerias mais conservadoras. Uma exposição em cartaz no Museum of the City of New York, porém, reúne trabalhos dos criadores do grafite nas décadas de 70 e 80, colecionados por Martin Wong, quando a atividade ainda era ilícita.
Museum of the City of New York
1220 Fifth Avenue, tel. 212 5341672
www.mcny.org
Segunda-feira a domingo (10h às 18h)
US$ 6 a US$ 10

2155

Mostra City as Canvas: Howard the Duck, do street artist porto-riquenho Lee Quiñones

Mostra City as Canvas: Howard the Duck, do street artist porto-riquenho Lee Quiñones

Ladies and Gentlemen…The Beatles!
Perto da comemoração dos 50 anos do quarteto de Liverpool, um acervo cedido pelo Grammy Museum mostra videos, fotos, gravações e memorabilia do grupo de Paul McCartney, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison.
New York Public Library for the Performing Arts
40 Lincoln Center Plaza, tel. 212 8701630
www.nypl.org
Segunda e quinta-feira (12h às 20h), terça, quarta, sexta-feira e sábado (12h às 18h)

2156

2152
© notfadeawaygallery

Elegance in an Age of Crisis
A primeira metade do século 20 foi marcada por crises, guerras e todo tipo sofrimento para a humanidade, mas também foi uma era de inúmeras revoluções no mundo da moda. Essa mostra no museu do conceituado Fashion Institute of Technology reúne figurinos e costumes típicos da época da Grande Depressão, nos anos 30.
The Museum at FIT
Seventh Ave, esquina com 27th Street, tel. 212 2174558
www.fitnyc.edu/museum
Terça a sexta-feira (12h às 20h), sábado (10h às 17h)

2153

Onde comprar

É praticamente impossível ir a Nova York e não comprar. A cidade é uma meca do consumo cheia de contrastes, com grandes lojas de departamentos e aparelhos de alta tecnologia lado a lado com charmosos brechós e lojas de discos de vinil.

Other Music
Bem em frente ao prédio em que funcionava uma megastore da Tower Records, uma loja de discos de vinil resiste há duas décadas, com funcionários que são verdadeiras enciclopédias de música e prateleiras recheadas de clássicos, além de raros achados de bandas independentes e experimentais.
15 East 4th Street, tel. 212 4778150
www.othermusic.com
Segunda a sexta-feira (11h às 21h), sábado (12h às 20h), domingo (12h às 19h)

2180
© chrisquartly

New York Vintage
Brechó favorito dos editoriais de moda, a loja concentra desde peças do século 19 até excentricidades de estilistas como a genial Vivienne Westwood. Ali é possível alugar roupas de grifes de luxo e garimpar clássicos como um colete de metal de Paco Rabanne e um sutiã bordado com pedras que foi de Josephine Baker – que até Lady Gaga já pegou emprestado.
117 West 25th Street, tel. 212 6471107
www.newyorkvintage.com
Segunda a sexta-feira (12h às 19h), sábado (10h às 17h)

2178

Barneys New York
A loja de departamentos que contém a maior concentração de grifes conceituais e difíceis de encontrar nas multimarcas tradicionais, como Dries Van Note, Comme des Garçons e Azzedine Alaïa, também oferece marcas mais tradicionais e igualmente especiais, como Emilio Pucci, Hermès, Goyard e Manolo Blahnik. Visita imprescindível para quem aprecia moda.
660 Madison Ave, tel. 212 8268900
www.barneys.com
Segunda a sexta-feira (10h às 20h), sábado (10h às 19h), domingo (11h às 18h)

2176

© crains

Nordstrom Rack
O endereço concentra todos os itens em liquidação da top loja de departamentos Nordstrom, com reduções de 50% até 60%. Vá com tempo: são mais de 3 mil pares de jeans premium, 8 mil bolsas e 25 mil pares de sapatos.
60 East 14th Street, tel. 212 2202080
www.nordstromrack.com
Segunda-feira a sábado (10h às 22h), domingo (11h às 20h)

2179

© peachesandblush

Cursive
Dentro das estações de metrô há lojas que passam despercebidas pelos usuários apressados a caminho da plataforma. Uma delas é a simpática papelaria de Douglas Duncan e Michael Schultz, verdadeiros garimpadores de cartões de papéis luxuosos e designers independentes.
Grand Central Terminal, 87 East 42nd Street, tel. 212 8675550
www.cursivenewyork.com
Segunda a quinta-feira (8h às 21h), sexta-feira (8h às 20h), sábado (10h às 19h) e domingo (11h às 18h)

2177

Dicas

Clima
As temperaturas costumam se elevar um pouco no final de março, com a chegada da primavera, mas ainda assim é bom se prevenir para temperaturas de cerca de 10ºC e chuvas. O ideal é levar roupas confortáveis e coordenáveis, sem exageros, e acessórios como lenços e capas de chuva.

Gorjetas
É costume dar gorjetas de 15% a 20% do valor consumido em restaurantes, bares e também em táxis. No hotel, também é normal dar gorjeta ao carregador de malas.

Táxis
A disponibilidade de táxis amarelos em algumas áreas é grande, mas vale observar um detalhe simples antes de sinalizar aleatoriamente a todo carro que passar: o número do táxi iluminado significa que o carro está livre, porém, quando as luzes laterais desse número estão acesas, ele está fora de serviço. Quando está tudo apagado, já está ocupado por um passageiro. Também é bom lembrar que os táxis são obrigados a levar um passageiro para qualquer lugar e a recusa de um motorista pode valer queixa no número 311, da prefeitura.

Celular e internet
É bom contatar a operadora de celular no Brasil a fim de negociar tarifas fixas de roaming internacional, para evitar surpresas. A boa notícia, porém, é que há internet grátis disponível em quase toda a cidade, inclusive nos parques, o que possibilita manter o uso de smartphones quase todo o tempo em modo wi-fi. Isso permite até mesmo o uso contínuo de aplicativos úteis para viagem, como mapas da cidade e itinerários de metrô.

Bússola do terceiro milênio

Portadores de iPhones e iPads desfrutam de vários aplicativos para seus aparelhos – e vários deles são grátis. O guia Time Out também está disponível nesse formato e o melhor: seu GPS funciona mesmo quando não há conexão à internet – é só clicar em “locate me” ou aceitar que o dispositivo busque a sua localização e rapidamente aparecem na tela as atrações daquela região.

Além disso, há várias opções com mapas, atrações, guias e jornais da cidade (uma dica é o NYCWay, gratuito). Basta buscar na loja de aplicativos do telefone as palavras “New York”, “NYC” ou “NYCity”.

Também vale fazer o download gratuitamente do Weather Channel, em que é possível checar as temperaturas hora a hora, diária, das próximas 36 horas e de dez dias à frente. Vale lembrar que para tirar o melhor de vários desses aplicativos, o melhor é dispor de conexão à internet, especialmente o do tempo.

Quanto custa

US$ 80: valor médio de um jantar para duas pessoas, com entrada e sobremesa

US$ 8: refeição no McDonalds

US$ 2: garrafa de água (300ml)

US$ 5: valor médio de um capucino

US$ 3: cerveja (500ml)

US$ 15: valor médio de uma corrida de táxi na região central

Enviar por email

Compartilhar

Calendário

Enviar por email

Compartilhar

Março

26 a 29
Rommedica
Bucareste, Romênia
rommedica@romexpo.ro
www.rommedica.ro/home

26 a 30
International Vision Expo East
Nova Iorque, Estados Unidos
inquiry@vision.reedexpo.com
www.visionexpoeast.com

Abril

2 a 5
Expo Abióptica
Expo Center Norte, São Paulo, Brasil
contato@expoabioptica.com.br
www.expoabioptica.com.br

4 a 6
Expóptica
Madri, Espanha
expooptica@ifema.es
www.expooptica.ifema.es

11 a 13
Optrafair
Londres, Inglaterra
info@fmo.co.uk
www.optrafair.co.uk

Maio

8 a 10
Wenzhou Int’l Optics Fair
Wenzhou, China
optics@donnor.com
www.opticsfair.com

20 a 22
Optatec
Frankfurt, Alemanha
info@schall-messen.de
www.optatec-messe.com/en/optatec

Agosto

16 a 18
Diops Daegu International Optical Show
Daegu, Coréia
diops@koisc.org
www.diops.co.kr/front/eng/

17 a 21
Sunglasses Business Point
Club Med Rio das Pedras, Rio de Janeiro, Brasil
comercial@savagetpromocoes.com.br

Setembro

17 a 20
International Vision Expo West
Las Vegas, Estados Unidos
inquiry@visionexpowest.com
www.visionexpowest.com

18 a 20
Ajorsul Fair Mercoóptica’2014
Gramado, Brasil
ajorsul@ajorsul.com.br
www.ajorsulfairmercooptica.com.br

26 a 29
Silmo
Paris, França
info@silmo.fr
en.silmoparis.com

Outubro

20 a 22
IOFT 2014
Tóquio, Japão
ioft-eng@reedexpo.co.jp
www.ioft.jp/en/Home

Novembro

5 a 7
Hong Kong Optical Fair
Wanchai, Hong Kong
exhibitions@hktdc.org
www.hkopticalfair.com

25 a 27
Vision-X Dubai
Dubai, Emirados Árabes
visionx@dwtc.com
www.vision-x.ae

Enviar por email

Compartilhar

Últimas edições