tamanho da letra : imprimir

Categoria default

Contagem regressiva para a Expo Abióptica

A 12ª edição da feira brasileira de óptica bate às portas e, por conta da Copa do Mundo, que começará em 12 de junho, foi adiantada em três semanas e ocorrerá de 2 a 5 de abril, mais uma vez nos domínios do Expo Center Norte, Vila Guilherme, zona norte de São Paulo. Diante disso, já está mais que na hora de preparar a visita à Expo Abióptica 2014. Veja o que a entidade organizadora, a Associação brasileira da indústria óptica (Abióptica), está preparando, além de uma série de dicas que a VIEW preparou para o óptico aproveitar bem o evento.
Andrea Tavares Acervo VIEW

Enviar por email

Compartilhar

Apesar de um ano com um calendário para lá de atípico, com Copa do Mundo sediada no Brasil e eleições presidenciais, e de um segundo semestre de pouco fôlego para o varejo óptico, quando muitos lojistas encerraram 2013 com níveis de estoque bem acima do planejado, a organizadora do evento, a Associação brasileira da indústria óptica (Abióptica), prepara uma feira focada em sua trajetória de ascensão, retomada há duas edições. As grandes corporações da óptica mundial têm presença confirmada, o que já deve garantir bons números de público – afinal, uma feira torna-se cada vez mais convidativa à medida que consegue reunir “debaixo do mesmo teto” a maioria dos fornecedores-chave de seu mercado.

A edição do ano passado foi considerada por muitos expositores como a melhor de todos os tempos. Os números ficaram em 28.343 visitantes, negócios estimados em R$ 630 milhões, 90 empresas expositoras e número de visitantes estrangeiros multiplicado por três em relação a 2012. Para este ano, o mapa da feira foi renovado, isto é, foi colocado em prática o tradicional acordo de cavalheiros que prevê que tudo seja “zerado” de três em três anos, a fim de garantir oportunidade a novos expositores ou permitir que empresas expositoras escolham novas áreas. A questão é que os disputados 10 mil metros quadrados de área líquida não permitiram tantas mudanças quanto em outras edições, até porque a arquitetura dos pavilhões Azul, Vermelho e Verde não é muita propícia à “dança” de lugares, especialmente dos estandes maiores, ocupados pelas grandes corporações.

E por falar em espaços, uma das novidades é que o mezanino abrigará não apenas a praça de alimentação, os estandes de serviços e a área de treinamento. Este ano, cinco empresas ocupam estandes no “andar de cima” da feira – Bamboo, Bausch + Lomb, Optidados, Optisol e Solótica – e, até a data de fechamento desta edição, de acordo com o mapa fornecido pela Abióptica com data de 12 de fevereiro, ainda havia outros dois espaços disponíveis (todos com 48 metros quadrados cada).

Quanto às facilidades do evento, estão confirmadas a Rota Premiada, o Espaço Jovem Criança, o Guarda-Volumes e o Cyber Point.

Hora de se preparar

Passagens, hospedagem, crachá, deslocamento pela cidade nos dias da feira… Uma série de detalhes que merece atenção e que podem ser resolvidos com facilidade, principalmente se resolvidos com antecedência.

Passagens e hospedagem
A Abióptica mantém parceria com a agência de turismo LT Travel a fim de garantir vantagens especiais aos visitantes. Para valores e disponibilidades, os contatos devem ser feitos em 11 3125 2911 ou lttravel@lttravel.com.br. Em www.expoabioptica.com.br/site/passagens.asp, é possível checar a disponibilidade dos hotéis de acordo com as datas desejadas.

www.expoabioptica.com.br
O site do evento dispõe de vários serviços para facilitar a vida dos visitantes. Um deles é o pré-cadastro, em que se pode solicitar a credencial com antecedência. Um e-mail confirma a inscrição virtual e a credencial é retirada no dia do evento nos totens de entrada ou nos guichês de credenciamento. Vale lembrar que é preciso apresentar um documento original (com foto) para obter o crachá. É prudente realizar o cadastramento online com antecedência, a fim de evitar filas na entrada da feira.

Caravanas
Ópticos que moram em cidades distantes até 1,5 mil quilômetros de São Paulo podem desfrutar do serviço de caravanas oferecido pela Abióptica, que proporciona subsídio de 50% no transporte para a feira, seja de ônibus, micro-ônibus ou van. Inscrições em www.expoabioptica.com.br/site/caravanas.asp.

Transfer gratuito
Haverá transporte gratuito de ida e volta no trajeto Metrô Tietê – Expo Center Norte. Quem se hospedar nos hotéis credenciados também contará com transfer grátis de ida e volta à feira.

Passaporte para o sucesso

Na edição anterior, a VIEW trouxe um guia com dicas de São Paulo e referências básicas sobre a feira. Nesta edição, a gente reuniu dicas de como maximizar a sua participação no evento. Até porque participar de uma feira é um investimento como qualquer outro e, dessa forma, precisa ser muito bem aproveitado.

Conforto, elegância e óculos
Beleza é fundamental, mas não há bom humor que resista a bolhas nos pés. Para passar dias caminhando pelos pavilhões e participando de eventos, é bom vestir roupas e sapatos elegantes, mas confortáveis. Não vão faltar festas e jantares à noite para desfilar a bordo de saltos nas alturas e looks mais elaborados.

Seja qual for a roupa ou a ocasião, use óculos sempre. Se possível, tenha a postos uma pequena coleção de peças para trocar sempre que puder, tanto modelos solares como de receituário – mesmo que seja sem grau. Afinal, existe melhor maneira de valorizar o produto com que se trabalha, que é o motivo número um para todos estarem ali?

Primeira impressão é tudo
Capriche no marketing pessoal: barba feita, cabelos alinhados, sorriso no rosto e cartão de visitas à mão são cuidados fundamentais. Esteja bem informado para engatar bons papos. A Expo Abióptica é o melhor lugar para fazer novos contatos. Então, o negócio é caprichar na impressão – não apenas pessoal, mas também do cartão – e não esquecer de conferir os dados: nome, cargo, empresa, endereço completo, telefones de contato e e-mail.

Compartilhar é a palavra de ordem
Não adianta ir de quarta-feira a sábado à Expo Abióptica e participar de todos os eventos paralelos, como palestras e seminários, ver todas as novidades de óculos e depois não dividir a experiência com ninguém. Leve sua equipe ou parte dela para a feira.

Para lojistas de outros estados, os valores para transporte e hospedagem são maiores e nem sempre é viável convidar toda a equipe – nesse caso, uma boa ideia é premiar um ou dois funcionários que tenham se destacado nas vendas com uma viagem para visitar a feira. É certo que todos voltarão ao trabalho com novas ideias na bagagem e muito pique para melhorar o atendimento na óptica. Mas, mesmo assim, o que vale, na volta, é dividir as informações com quem ficou por meio de reuniões e treinamentos.

Tem um tempinho na sua agenda?
Saber otimizar o tempo é uma arte. A maioria dos expositores recebe tão bem seus clientes que é comum esquecer da vida e passar horas no mesmo estande comendo, bebendo e jogando conversa fora – deixando, assim, de ver outros produtos e conhecer as novidades. É bom programar, de antemão, todas as visitas, compras e contatos do dia, lembrando de atualizar a agenda de contatos com os números de celulares de quem você planeja encontrar.

A elegância da pontualidade
Reuniões programadas, visitas marcadas, enfim, agenda prontinha. Mas, para você ter uma ótima feira de fato, precisa colocar seus compromissos em prática da melhor forma possível, isto é, adotando a pontualidade como princípio. Caso perceba que os próximos horários estão “enrolados”, avise os contatos de suas próximas reuniões sobre o atraso e reajuste a agenda.

Silêncio vale ouro
Lembre-se de desligar seu celular ou colocá-lo no modo silencioso ao participar de treinamentos ou reuniões. E, durante esses períodos, só atenda telefonemas de fato importantes e seja o mais breve possível.

Layout 1

Enviar por email

Compartilhar

Últimas edições