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Iniciativas e ideias do varejo

São Paulo recebe a primeira Fototica Concept

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Fica no Shopping Iguatemi, na zona oeste de São Paulo, o novo conceito de ponto de venda da Fototica, a rede com 120 lojas em quatro estados e que em 2007 foi adquirida pelo fundo de investimentos Hal e colocada sob o “guarda-chuva” da subsidiária GrandVision B.V.

Intitulada “Fototica Concept”, segue o conceito de loja da GrandOptical, a rede francesa que também integra o grupo GrandVision. Divididas em femininas e masculinas, as armações de receituário foram classificadas em três categorias (casual, fashion e premium), além do espaço store in store (do inglês, algo como “loja dentro da loja”, expressão que define o modelo de varejo de ponto de venda de uma determinada marca em uma loja maior, estratégia comum em lojas de departamentos) para os óculos solares com a Solaris, a rede da GrandVision especializada nesse segmento, que contabiliza 400 unidades em países europeus e latino-americanos.

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Mix: armações classificadas em casual, fashion e premium para homens e mulheres

Mix: armações classificadas em casual, fashion e premium para homens e mulheres

Store in store: 500 solares estão expostos no espaço Solaris da Fototica Concept

Store in store: 500 solares estão expostos no espaço Solaris da Fototica Concept

© Divulgação

“Blitz, documentos!” na Carol

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O bom humor está de volta à ordem do dia na publicidade da Óticas Carol. Depois da atriz Maria Clara Gueiros na parceria com a Carrera (marca própria da Safilo) no primeiro semestre, agora foi a vez do ator e músico Evandro Mesquita na campanha Vou de Harley com a Carol, em que promove o modelo Justin da Ray-Ban (marca que integra o portfólio da Luxottica) e, de quebra, anuncia o sorteio de uma motocicleta Harley-Davidson modelo Fat Boy – os cupons são concedidos para compras acima de R$ 150 e, em dobro, caso sejam adquiridos modelos Ray-Ban ou solares de quaisquer marcas na promoção válida entre 2 de novembro e 31 de dezembro.

A inspiração é a música Weekend, do disco Radioatividade, de 1983, da Blitz, banda liderada por Evandro, que relata a viagem de fim de semana de um casal que é parado em uma blitz e o guarda aborda o par com um sonoro “blitz, documentos!”, frase que ganhou status de bordão ao longo dos anos. No filme da Carol, Mesquita interpreta um guarda rodoviário que é desprezado pelos motoristas mesmo quando ordena que encostem, até que veste seus óculos e, imediatamente, sem que faça qualquer sinal, para um conversível vermelho com uma bela jovem a bordo e o astro lança mão de seu bordão. Em vez de entregar os documentos, a moça elogia os óculos do guarda e ele revela que comprou na Carol. A narração em off conclui o comercial lembra que na rede os óculos têm os mesmos preços do exterior e promove o modelo da Ray-Ban. O filme está disponível no canal da rede no Youtube (www.youtube.com/oticascaroloficial) no link youtu.be/Z4-vuqv6tqs.

Eleições – Mesquita também foi o rosto de um anúncio de oportunidade da Óticas Carol por ocasião do segundo turno da eleição presidencial, realizado em 26 de outubro (em youtu.be/uKnbZzqzcGQ). Com o título Faça valer o seu olhar!, o texto foca a visão no voto consciente: “nesse domingo, você tem um compromisso com o Brasil. É hora de fazer valer o olhar, analisar cada detalhe de perto e ver com clareza os projetos para o presente. Ver com nitidez, enxergar de longe todos os planos futuros, ver sem distorção e sem distinção, ver com razão e orgulho. O Brasil que você quer ver depende de você”. Ambas as campanhas foram realizadas pela agência Explícita.

Evandro Mesquita: rosto da Óticas Carol nesta temporada

Evandro Mesquita: rosto da Óticas Carol nesta temporada

Na estrada: cenas do novo filme da Carol

Na estrada: cenas do novo filme da Carol

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Convocação: campanha pelo voto consciente dias antes do segundo turno da eleição presidencial

Convocação: campanha pelo voto consciente dias antes do segundo turno da eleição presidencial

© Divulgação

A “nova” matriz da Lunetterie

A matriz, situada em Ipanema, passou por renovação em agosto e tornou-se a loja-conceito da rede.

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A matriz da Lunetterie, situada no segundo andar da galeria comercial Top Center, na zona sul carioca, passou por uma renovação e, com isso, se tornou a loja-conceito da rede. Assinado pela arquiteta Denise Godinho, o projeto da nova loja, atualmente com 70 metros quadrados, teve como foco o conforto do cliente com balcões de atendimento dispostos lado a lado, além de sofá e bar.

O preto e o branco são as cores dominantes. O laranja entra como toque final nos painéis que contêm mãos que apresentam os óculos como se fossem joias. A madeira na fachada e nos móveis vem em tom escuro. Já as vitrines ganharam expositores móveis (isto é, móveis de madeira com rodinhas), alguns com frente ilustrada e iluminada ao fundo com ícones da Cidade Maravilhosa como o Corcovado e o Pão de Açúcar. Outro destaque fica por conta dos lustres decorados com óculos que integram o acervo das quase quatro décadas de existência da Lunetterie. O visual merchandising é assinado por Regina Adamovich e a programação visual por Rogério Varela.

No interior da loja, há um espaço destinado à tecnologia com equipamento para obter as medidas da visão dos clientes para a confecção das lentes. Sem falar no nicho dedicado à história que expõe instrumentos ópticos e óculos antigos.

A Lunetterie foi fundada em 1977 pelo empresário Ricardo Reis, mais conhecido como Dick Reis. Na época, a loja contava com 40 metros quadrados e, 20 anos mais tarde, passou por uma expansão ao somar outros 30 metros quadrados e quatro vezes mais de área de vitrine com a ocupação do ponto ao lado.

Além da renovação da matriz em agosto, no mesmo mês a Lunetterie abriu seu sexto ponto de venda, mais precisamente em Copacabana, também na zona sul do Rio de Janeiro, que passou a abrigar a sede administrativa da empresa – que, além de Dick, é gerida por suas filhas, Diana e Denise Reis.

Loja-conceito: o projeto da nova loja é da arquiteta Denise Godinho

Loja-conceito: o projeto da nova loja é da arquiteta Denise Godinho

Criatividade 1: mãos saem de painéis nas vitrines e oferecem os óculos ao consumidor

Criatividade 1: mãos saem de painéis nas vitrines e oferecem os óculos ao consumidor

Criatividade 2: lustres decorados com óculos dão um toque todo especial ao ambiente

Criatividade 2: lustres decorados com óculos dão um toque todo especial ao ambiente

Criatividade 3: expositores bem humorados

Criatividade 3: expositores bem humorados

Interior: o conforto do cliente foi a prioridade número um na concepção da nova loja

Interior: o conforto do cliente foi a prioridade número um na concepção da nova loja

Espaços especiais: nichos dedicados à tecnologia e à história

Espaços especiais: nichos dedicados à tecnologia e à história

© Humberto Souza

Os tons de verão da Sunglass Hut

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A rede de ópticas especializada em óculos solares, que é parte do braço de varejo da Luxottica, lançou uma campanha para o verão, cujo título tem como inspiração o best seller Cinquenta tons de cinza (originalmente, em inglês, “Fifty shades of grey”) da autora britânica E. L. Leonard e tem como rosto, pelo segundo ano consecutivo, a modelo inglesa Georgia May Jagger, dessa vez acompanhada de suas melhores amigas, Alexandra e Theodora Richards – as três são filhas dos rockstars Mick Jagger e Keith Richards.

Com o título “94 shades of summer” (do inglês, “94 tons do verão”) e clicada pelo fotógrafo de moda britânico Angelo Pennetta, a campanha sugere um modelo de óculos para cada um dos 94 dias da ensolarada estação e traz as amigas em vários momentos ao ar livre desfrutando o verão. A locação é Miami, cidade norte-americana que é o berço da Sunglass Hut, fundada em 1971 pelo optometrista Sanford Ziff. Foi adquirida pela Luxottica em 2001, aportou no Brasil em maio de 2010 e fechou 2013 com 2.858 pontos de venda espalhados por 30 países. O vídeo da campanha está disponível em youtu.be/839ln5rJ5Zc.

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Versão final: imagens da nova campanha da Sunglass Hut

Versão final: imagens da nova campanha da Sunglass Hut

© Angelo Pennetta

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Making of: Georgia May Jagger, Alexandra e Theodora Richards curtem o verão ao ar livre em Miami

Making of: Georgia May Jagger, Alexandra e Theodora Richards curtem o verão ao ar livre em Miami

© Lucie Hugary

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