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Varejo & Experiência

O real e o virtual


No mundo de hoje, muitos entendem que o real e o virtual se fundem, se completam e, muitas vezes, se confundem. Para outros, esses dois universos parecem conflitantes. Muito se discute como potencializar e utilizar o que cada um tem de melhor, levando-se em conta as características dos consumidores chamados “dinossauros digitais” (os que migraram de uma era totalmente analógica para a digital – por exemplo, quem utilizava telefone público com fichas e hoje tem um smartphone) e dos nativos digitais (a geração “F5”, que se atualiza rapidamente e já nasceu conectada com as novas tecnologias).

O varejo também vive esse dilema. As facilidades da compra online, a comodidade de pesquisar e comparar sem enfrentar filas e pagar estacionamento se contrapõem a características do consumidor brasileiro de tocar, sentir e testar os produtos no momento de decisão de compra.

Para muitos especialistas, esse é um momento em que a melhor escolha talvez seja a de “não escolha” – isto é, não escolher entre o real ou o virtual. Para o varejo óptico, assim como outros segmentos tradicionais no formato físico, não se trata de escolher ou abrir mão do que foi consolidado, mas começar a prestar atenção nesse novo ambiente de relacionamento e compras como uma oportunidade de potencializar os resultados.

Como exemplo inspirador, vale citar o varejo de moda e acessórios, que não faz muito tempo era reticente quanto às possibilidades de vendas online, especialmente pela falta de padrão na confecção nacional e por tudo o que já foi comentado sobre as características do consumidor brasileiro. Mas, atualmente, segundo dados do E-Bit (referência no estudo do e-commerce) é a segunda categoria com maior resultado de vendas online.

Considerando que o varejo está às vésperas de mais um final de ano, quando as vendas estão aquecidas tanto no ambiente real quanto virtual, talvez essa seja a hora de avaliar as estratégias futuras e, inspirado por outros segmentos do varejo, considerar a possibilidade digital para incrementar os resultados e oferecer aos clientes o que cada um desses universos traz de melhor.

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