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Varejo & Experiência

O que sua óptica vende?

Richard
Richard Vinic é palestrante, consultor, professor e apaixonado pelo mundo das compras

O fim do ano vai se aproximando e é hora de se preparar para o melhor período de vendas do varejo. Arregaçar as mangas, depositar todas as energias, motivar a equipe e concentrar os esforços para fazer um final de ano maravilhoso!

Tenho participado de vários encontros e workshops com equipes de vendas de varejo e a mensagem sempre é a mesma (“vamos arrebentar!”, “vamos vender muito!”). Todos vibram, saem de mãos dadas, entoam gritos de guerra e tudo o que certamente você já viu e do qual deve ter feito parte.

Mas também vale encarar esse período de festas sob a perspectiva do consumidor – o chamado “foco do cliente”. É um momento em que as pessoas estão mais carentes, resultado do estressante estilo de vida das grandes cidades e, com isso, a hora das compras e, especialmente, as de natal, adquire um significado único.

A magia do período sensibiliza as pessoas e cria uma atmosfera que se sua óptica souber aproveitar a experiência será percebida pelo cliente e sua marca ficará em evidência.

O que sua óptica vende? A pergunta pode parecer um pouco estranha. Certamente, óculos, armações, lentes, acessórios. Mas, tudo isso, a óptica próxima da sua também deve vender. O que a óptica vizinha vende? Produtos, serviços? Onde está o algo mais?

Recorro a um dos ensinamentos da corporação de Walt Disney para despertar ainda mais a sua atenção para a importância do tema: cada cliente é único, cada contato deve ser único. Então pense qual foi a última vez que você, no papel de cliente, se sentiu especial e único? Quantos clientes que estiveram essa semana em sua óptica sentiram-se assim?

Isso vai muito além do produto exposto na vitrine, do ambiente da óptica e dos serviços que sua equipe está capacitada a desempenhar. Falo de vender o algo mais, olhar, perceber, notar o cliente de forma única, fazer sentir-se importante ao entrar em sua loja.

Deixar claro que é bem-vindo e que tudo foi preparado para sua chegada. Produtos, serviços, equipe treinada, atmosfera etc.

O que sua óptica vende? O que sua óptica quer continuar vendendo? A escolha é apenas sua! Sucesso e ótimas vendas!

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