tamanho da letra : imprimir

Varejo & Experiência

O feitiço do tempo

Richard Vinic
Richard Vinic é palestrante, consultor, professor e apaixonado pelo mundo das compras

Um dos maiores sonhos de grande parte das pessoas é colocar-se profissionalmente, especialmente quando se trata do primeiro emprego. Ao entrar em uma nova empresa, todo mundo chega cheio de gás, a mil, topando tudo. Com aquela sensação de “contem comigo!”.

Com o passar dos dias, dos meses e dos anos, esse comportamento muda. A chama vai se apagando, começam as queixas, os questionamentos e a discordância de muitos daqueles colegas, pelos quais, no inicio da nova trajetória, se nutria admiração.

Lembro-me de um filme muito interessante que assisti há alguns anos, Feitiço do tempo. Nessa intrigante obra, todos os dias se repetem. Ao acordar, o protagonista percebe que novamente é o mesmo dia vivido no dia anterior. A mesma rotina, os mesmos compromissos, nada muda… A cada novo dia, vive o dia anteriormente vivido. Sem dúvida, há algo de angustiante em toda essa história, mas vejo também um quê desafiador.

Nesses últimos dez anos como palestrante e instrutor, ministrando treinamento em diferentes empresas, muitas delas do segmento varejista – e, em especial, para equipes de vendas e atendimento -, a situação que comentei desse filme com frequência me vem à mente. Percebo que a maioria dos profissionais, quando novos na empresa, mostra vontade de fazer, aprender e contribuir – principalmente em processos de integração, tenho contato com funcionários em seus primeiros dias de empresa. É lindo como um começo de namoro. Está tudo bem, só elogios à empresa – tal qual a namorada perfeita. Quando o grupo é formado por pessoas com mais tempo de casa, parece que a paixão acabou. Fala-se mais dos defeitos e dos problemas, não existe o mesmo brilho no olhar e o mesmo carinho nas palavras.

Entendo que o grande desafio seja acordar todos os dias e sentir como se fosse o primeiro em um novo emprego. Colocar o uniforme e o crachá com a mesma motivação e o respeito do começo, provando para a empresa e aos clientes que se merece estar lá! Começar tudo de novo, como em Feitiço do tempo. Conquistar, seduzir!

 

Enviar por email

Compartilhar

Últimas edições