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Mondo Fashion

DSquared2

Criada pelos gêmeos idênticos canadenses Dean e Dan Caten há 17 anos, a marca criou um universo próprio na moda inserir o estilo irreverente e cosmopolita da dupla à alfaiataria italiana.
Graziela Canella Divulgação Concepção Andrea Tavares

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Dois em um
Em inglês, DSquared² significa “D ao quadrado”, nome que remete às iniciais de seus criadores, os irmãos Dean e Dan Caten (originalmente, “Catenacci”). Filhos de italianos, os gêmeos idênticos nasceram em 1965, em Toronto, no Canadá, caçulas de nove irmãos. Juntos, matricularam-se na prestigiada faculdade de moda Parsons, em Nova Iorque, em 1983, mas voltaram a Toronto sem concluir o curso.

Três anos mais tarde, lançaram sua primeira coleção de moda feminina, batizada de “DEanDAN” e, em 1991, mudaram-se para Milão a fim de trabalhar nas equipes de estilo de marcas como Versace e Diesel. Em 1994, lançaram sua marca própria apenas com moda masculina – a coleção feminina foi introduzida em 2003.

 

Estilo Caten
Desde seu desfile de estreia, a DSquared² já atraiu a atenção da imprensa com sua combinação certeira de humor canadense, alfaiataria impecável italiana, uma pitada de streetwear chique, além de música e espetáculo. A ambientação, a cenografia e a trilha sonora de cada desfile seguem temas que variam de automobilismo a faroeste, sem contar performances de divas do pop como Christina Aguilera e Rihanna. 

Ao longo dos anos, a marca evoluiu na atenção aos detalhes e na sofisticação, atribuindo maturidade ao estilo criativo, sexy e irreverente dos gêmeos, o que só contribuiu para seu sucesso no nicho do luxo alternativo. Além disso, a rotina da dupla – que atualmente vive em Londres, trabalha em Milão e mantém contato com a família em Toronto – confere uma influência internacional e cosmopolita a suas criações.


Inverno 2012: encerramento do desfile

Diva pop: performance de Rihanna no desfile de verão 2005

Na passarela em 2010: o vocalista da banda Tokio Hotel, Bill Kaulitz

Capital italiana da moda: a dupla apresenta suas coleções em Milão
Compras com champagne
Em 2007, foi inaugurada a primeira loja âncora da grife em Milão, em um espaço de 500 metros quadrados na Via Verri, com projeto do estúdio de arquitetura Storage – também responsável pela sede da DSquared², na Via Tortona, também na cidade, porém fora do centro. O conceito reproduz o que os gêmeos consideram um ambiente para sentir-se em casa, com madeira canadense e design italiano e inclui um champagne bar desenvolvido pela célebre marca de champagne francês Mumm. 

Nos anos seguintes, a marca inaugurou lojas exclusivas em Capri, Istambul, Kiev, Hong Kong, Cannes, Moscou, Dubai e Cingapura. A loja virtual é também uma importante ferramenta de expansão, já que dispõe de entrega em inúmeros países – inclusive no Brasil.


Pequim: interior da loja chinesa da DSquared2
Conglomerado italiano
Desde 2001, o grupo de gestão de marcas Staff International, subsidiária da holding Only the Brave, do empresário italiano Renzo Rosso, detém a licença para produção e distribuição de todas as linhas de vestuário femininas e masculinas da DSquared². 

Fundador da Diesel, Rosso comanda desde 2000 um conglomerado de grifes de moda que vem crescendo a cada ano com a aquisição de novas marcas. Seu segredo é dar liberdade total de criação aos estilistas e interferir apenas na logística, nos serviços e na infra-estrutura. O grupo inclui hoje nomes como Just Cavalli, Maison Martin Margiela, Marc Jacobs Menswear, Karl Lagerfeld Denim Gallery, Sophia Kokosalaki, Viktor & Rolf e Vivienne Westwood.


Sociedade: o empresário Renzo Rosso entre os irmãos Caten
Expansão em produtos
A parceria com a Staff International, em 2001, proporcionou o crescimento da marca e, naturalmente, impulsionou a diversificação de produtos, incluindo acessórios e calçados. Em 2006, foi firmado contrato com a empresa italiana de cosméticos ITF para o desenvolvimento de perfumes, seguido pelo lançamento da primeira fragrância da marca, He Wood. Sua versão feminina, She Wood, chegou às lojas em 2008. No mesmo ano, Dean e Dan assinaram contrato com a Marcolin para a comercialização de armações de receituário e óculos solares DSquared².
Música e futebol
Além da longa lista de músicos famosos que consomem DSquared² – incluindo Justin Timberkale, Lenny Kravitz, Ricky Martin e Robbie Williams –, frequentemente os irmãos Caten assumem projetos personalizados para algumas dessas estrelas. Tudo começou com a criação de um guarda-roupa exclusivo, com 150 peças, para a turnê Drowned World, da popstar Madonna, em 2000. 

Desde então, os estilistas criaram figurinos para turnês e clipes das bandas Tokio Hotel, Black Eyed Peas e da cantora Britney Spears. Para o clipe de Clumsy, um de seus trabalhos solo, a cantora Fergie (vocalista do Black Eyed Peas) aparece desfilando para a DSquared², inclusive com participação especial de Dean e Dan, na passarela.

Sem falar que, desde 2006, a dupla assina os uniformes oficiais e a roupa usada fora do campo para o time do Juventus, da Itália, e, desde 2009, para a equipe técnica do Barcelona.


Britney Spears: criação dos gêmeos Caten para a turnê Circus

Futebol na Espanha: look desenvolvido pela DSquared² para o Barcelona

Madonna: DSquared² na turnê Drowned

Futebol na Itália: os gêmeos exibem os novos uniformes do Juventus
A marca em campanhas
Alguns dos mais reconhecidos fotógrafos de moda estão por trás das memoráveis imagens publicitárias da DSquared², sempre em sintonia com os temas dos desfiles. Entre eles, os norte-americanos Steven Klein, Steven Meisel e o sueco Mikael Jansson. Depois do lançamento da coleção feminina, as campanhas tiveram uma sutil evolução – ainda sensuais e ousadas, passaram a criar uma imagem mais sofisticada para a grife, especialmente com as fotos de Gisele Bundchen feitas pelo turco Mert Alas e o britânico Marcus Piggot, na temporada de inverno 2006.

Gisele Bundchen: rosto da DSquared2 em algumas temporadas

2009: as top models Linda Evangelista e Naomi Campbell clicadas por Steven Meisel
Eyewear ao quadrado
As armações de receituário e os óculos solares dos irmãos Caten, produzidos e distribuídos pela italiana Marcolin, carregam a energia sexy e sofisticada da marca. Nesta temporada, a coleção aposta em modelos icônicos da história dos óculos, com o resgate de desenhos e cores dos anos 50, 60 e 70.
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Ícones
Moda masculina com foco na alfaiataria
Desfiles temáticos e teatrais
Figurinos para ícones da cultura pop
Influências multiculturais nas criações 

Pronúncia
“DÍ-SQUÉ-rd”. Essa tem nota alta no nível de dificuldade, mas não é tão grave assim quando se pega a manha. Para começar, o melhor é repensar as sílabas da palavra para pronunciá-la, tal qual sugerido no início deste bloco. Fazendo isso fica bem mais fácil: a primeira sílaba (“DÍ”) é intensa, o “A” da grafia original na segunda sílaba ganha sons de “É” e o “rd” do final é praticamente oculto, falado muito de leve. O “2” que indica a elevação ao quadrado é apenas um recurso gráfico – pela regra formal, inclusive, trata-se de redundância. Os próprios irmãos Caten o suprimem ao falar o nome da marca durante suas entrevistas.

www: DSquared2 virtual
www.DSquared2.com
www.facebook.com/DSQUARED2
www.twitter.com/dean_and_dan

www.youtube.com/user/DSquared2channel

 

 

 

 

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