tamanho da letra : imprimir

Espaço do Eric

Os mitos das lentes com 100% de proteção UV parte 2

Eric Gozlan
o óptico francês está estabelecido em Curitiba com a óptica Eric Gozlan Lunettes
A presença dos raios ultravioleta nos ambientes e a sua relação com o tratamento anti-reflexo é o assunto abordado pelo colunista Eric Gozlan no segundo capítulo da série que derruba os mitos sobre a proteção total contra os raios ultravioleta.
Eric Gozlan Débora Nascimento

Mais dois mitos sobre a radiação ultravioleta (UV) caem por terra neste capítulo. O primeiro se refere à sua “presença”: muitos pensam que os raios ultravioleta (UV) só estão na atmosfera naqueles dias ensolarados e de céu azul. O fato é que essa nociva radiação está em toda parte (em quantidade relativa), inclusive em dias nublados e em ambientes internos, sendo emitida pelas lâmpadas fluorescentes, as televisões, a luz da lua, e refletida em superfícies como mar, areia, asfalto etc. durante todos os dias do ano. Obviamente, o índice de ultravioleta (medido em percentuai) é muito mais alto em um dia ensolarado, mas, mesmo quando não se está exposta à luz solar, uma pessoa está submetida no mínimo, em média, a um índice de 42% como mostra o quadro.

Quantidade de UV versus quantidade de UV por ano

O segundo mito está relacionado ao tratamento anti-reflexo. Sim, as lentes anti-reflexo anulam todos os reflexos, mas será que anulam também os raios ultravioleta? A resposta é não. Se, por um lado, o tratamento anti-reflexo consegue anular os raios do espectro da luz visível, por outro, não é capaz de bloquear os raios UV. Ou seja, o anti-reflexo não protege dos raios ultravioleta. Diante disso, é muito importante ter a consciência (e também difundi-la entre seus clientes) da proteção contra os raios ultravioleta em qualquer condição interna ou externa e em todos os momentos do dia a dia.

Até o próximo e último capítulo, quando tratarei de uma lente recém-lançada no mercado brasileiro diretamente relacionada à proteção contra os raios UV.

Boas vendas!

Enviar por email

Compartilhar

Últimas edições