tamanho da letra : imprimir

Espaço do Eric

Solares curvados com grau parte 2

Eric
o óptico francês está estabelecido em Curitiba com a óptica Eric Gozlan Lunettes
Eric Gozlan Arte Débora Nascimento

Ainda mais que em outros tipos de óculos, estética é um aspecto fundamental nas armações curvadas, porque a lente deverá ter a mesma curva-base dos óculos escolhidos. Isto é, uma armação base 8 deverá receber uma lente também de base 8.

Mas isso pode gerar conflitos, já que respeitando-se os princípios ópticos, há uma base ideal para cada prescrição, com o objetivo de evitar eventuais aberrações visuais. O problema é que, nas armações curvadas, uma lente de -2.00D confeccionada originalmente com base 4 deverá ser feita com base 8 ou algo muito próximo disso – assim, respeitou-se o design da armação em vez de respeitar a prescrição do cliente.

No caso de miopia, que necessita de bases mais planas, será preciso usar bases mais altas e mudar de propósito a “base fisiológica” pela “curva-base estética”, mas isso irá afetar a qualidade visual, gerando distorções periféricas e desfocamento. Essas distorções aparecem com mais frequência nos graus altos, mas também podem surgir em graus menores.

A mudança de curva-base é mais sentida pelos míopes que pelos hipermétropes. Os hipermétropes são acostumados a usar bases 6 ou 8 muito próximas das curvaturas das armações. Com isso, pequenas mudanças de bases não os afetam tanto. As altas hipermetropias que geram lentes com espessura muito fina de borda impedem a montagem das lentes, sem levar em conta ainda o sobrepeso. E vale lembrar que um sobrepeso excessivo pode incomodar o usuário, já que a armação sempre escorregará para frente.

Os míopes sofrem com a troca de base, pois, para eles, é preciso usar curvas-base muito mais altas que o recomendado. Para escolher o material das lentes e a curva-base, aconselho trabalhar em conjunto com o laboratório, já que cada fabricante de lente oferece bases e produtos diferentes. Às vezes, a base de um produto de uma marca com apenas 0,25D de diferença em relação ao de outro fabricante será mais adequada para o usuário.

É sempre bom informar ao cliente que ele poderá sentir uma diferença visual no início, mas que, rapidamente, se acostumará. Em todo caso, se o cliente demonstrar certa resistência no período de adaptação, será melhor mudar de armação e escolher outra mais reta.

No próximo capitulo, a influência da curvatura da armação. Boas vendas e até lá.

 

Base a base

As diferentes curvaturas de armações e as bases relativas

 

 

Enviar por email

Compartilhar

Últimas edições