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Um Silmo cheio de vibração

A edição de número 47 do Silmo, que ocorreu de 26 a 29 de setembro no Centro de exposições Paris-Nord Villepinte, nos arredores de Paris, revelou-se, mais uma vez vibrante e pronta para transmitir criatividade, difundir conhecimento e compartilhar informação a seus mais de 33 mil visitantes. A VIEW esteve lá acompanhando mais esse importante momento da óptica mundial, que você confere nesta e nas próximas dez páginas.
Andrea Tavares Andrea Tavares Flavio Bitelman

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Mais de 70 mil metros quadrados de criatividade, fontes de inspiração, difusão de conhecimento, valorização dos talentos e, obviamente, oportunidades de bons negócios. Mas, hoje em dia, oferecer apenas o óbvio tanto em termos de produto quanto de serviço não é suficiente para ter sucesso. Especialmente quando se fala de um evento global que requer investimento de tempo, dinheiro, energia e deslocamentos, mesmo que seja em Paris, uma das cidades mais cultuadas no mundo. É por isso que, ano após ano, o salão francês de óptica, conhecido mundialmente como Silmo, segue na liderança do calendário mundial dos eventos do setor, ao lado da italiana Mido e da norte-americana Vision Expo East.

A 47ª edição da feira francesa, que ocorreu de 26 a 29 de setembro, no Centro de exposições Paris Nord Villepint, ao norte de Paris, foi plena de dias ensolarados e, sobretudo, eficaz em fornecer informação e elementos para que os lojistas voltem com novas ideias para suas ópticas, com ingredientes de uma receita para manter consistente o relacionamento com seus clientes já estabelecidos e conquistar outros novos. Para isso, bastava estar com olhos e ouvidos a postos, alma alerta e câmera do smartphone pronta para captar várias dessas dicas.

Em termos de público, o evento registrou uma queda de cerca de 5% em relação ao ano anterior (35.103 em 2013 e 33.301 em 2014), o que pode ser considerado um movimento estável, pois a variação é muito pequena e ínfima para tirar o brilho de um evento desse porte. Ainda mais que a greve dos funcionários da Air France, a maior companhia aérea do país, acabou causando o cancelamento de muitos voos, impedindo o deslocamento dos profissionais de óptica tanto do interior da França quando de outros países até a Cidade-Luz.

 

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Criatividade – Além de um mix de expositores para lá de bom – este ano foram 900; sendo 150 estreantes -, o Silmo é, de longe, o evento do setor que reúne, em termos de volume e qualidade, a maior fatia de empresas de design óptico em uma área dedicada. Sim, os vanguardistas, aqueles que hoje estão criando tendências e desenvolvendo tecnologias que as grandes indústrias amanhã adotarão e adaptarão para sua escala de produção.

O espaço reúne de empresas top da categoria, os visionários de longa data, como os franceses JFRey e Alain Mikli (esse último adquirido pela Luxottica no final de 2012) a empresas bem pequenas, algumas recém-nascidas, todas focadas na criatividade e no desenvolvimento de novas soluções estéticas e de moda para os óculos, companheiros inseparáveis de boa parte da humanidade. Essa área é uma das mais frequentadas da feira francesa, tem o charmoso nome de “Village” (do francês, “aldeia”, “povoado”) e este ano ganhou uma bela identificação: carpete cinza com listas coloridas e, em preto e branco, uma placa indicava “Village” no interior de um meio frontal de óculos estilo aviador.

 

Village: a especialíssima área dedicada à vanguarda do design óptico

Village: a especialíssima área dedicada à vanguarda do design óptico

 

Fonte de inspiração 1 – O Fórum de Tendências voltou à ordem do dia no Silmo 2014. Sucesso de público nas eras em que a feira era realizada no centro de Paris, mais precisamente no Centro de exposições do Porte de Versailles (o que ocorreu até 2009), quando se localizava em um túnel de passagem entre os pavilhões 1 e 2, o espaço exibia então as tendências da temporada classificadas por temas e ilustradas pelos modelos de óculos mais criativos apresentados nas edições do evento. Desde que a feira “mudou de casa”, a organização desenvolveu outras áreas interativas, mas o Fórum de Tendências fazia falta não apenas por mostrar o que está em alta, mas por exibir belamente o produto que faz o Planeta Óculos girar.

Este ano assinalou sua volta: foi colocado no meio do Village, em uma rua de bastante movimento que tem ares de “esquina” com a rua que encaminha os visitantes para o outro pavilhão e, mais uma vez, foi sucesso. Com o título “Happy Color” (do inglês, algo como “cor feliz”) focou na importância da cor para a moda de armações de receituário e óculos solares nos dias de hoje. Uma mesa mesa, decorada com listras coloridas, servia um grande banquete colorido de óculos, com elementos como utensílios, alimentos e objetos de decoração que faziam belas composições. Além de mostrar peças especiais, o Happy Color trouxe novas ideias de como exibir os óculos nas vitrines e no interior da óptica.

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Fórum de tendências de volta: literalmente, um banquete de encher os olhos

Fórum de tendências de volta: literalmente, um banquete de encher os olhos

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Fonte de inspiração 2 – Lançado em 2013, o espaço mais fashion do Silmo ganhou sua segunda edição este ano. Trata-se do Fashion Style, cujo nome pode ser traduzido para o português como “Estilo moda”. A centena de manequins pretos enfileirados em uma passarela tal qual o encerramento de um desfile da edição passada deu lugar a manequins coloridos simulando movimentos como se estivessem se aquecendo ou praticando algum esporte, uma alusão aos óculos esportivos. E cada manequim trazia a marca dos óculos e a localização do estande da empresa que comercializava a peça que estava usando estampadas em alguma parte do seu corpo. Mais uma bela composição. Além disso, alguns manequins foram estrategicamente colocados em pedestais na rua de principal circulação que levava de um pavilhão a outro. Da forma que foram dispostos, em horas de corredores cheios, tinha-se a sensação de que se movimentavam com o público.

A segunda parte do Fashion Style trazia uma espécie de showroom, composto de nichos individuais que apresentavam o DNA de várias das grifes e marcas presentes na feira, com exposição de peças de roupas, acessórios, óculos e imagens de campanhas publicitárias, espécie de materialização do Mondo Fashion ou Mondo Marca, a seção da VIEW que traduz em imagens e palavras a história e os conceitos de grifes e marcas (nesta edição, a partir da página 68).

 

Manequins coloridos

Manequins coloridos

Fashion Style: foco no esporte

Fashion Style: foco no esporte

 

Difusão de conhecimento – Nos últimos anos, a feira francesa também tem investido em formação científica e, por isso, criou a Silmo Academy, que, em 2014, ocorreu em 28 e 29 de setembro, abordando a fadiga ocular. O evento foi presidido pela vice-presidente associada para pesquisa na Universidade norte-americana de Indiana, Sarita Soni.

 

Silmo Academy: informação compartilhada

Silmo Academy: informação compartilhada

 

Valorização dos talentos – Há muito não resta dúvida sobre a importância do Silmo D’Or para o mercado óptico mundial. A premiação, atualmente concedida em oito categorias pelo salão francês, já chegou ao 21º ano, consagrando o design e a criatividade em uma noite de celebração em algum ponto célebre da capital francesa. Os vencedores e os destaques da festa estão nas páginas 26 e 27.

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Show para os olhos

Show para os olhos

Em vários países da Europa, luminosos de frontais de óculos dos mais variados estilos e cores identificam as ópticas à distância, da mesma forma que cruzes verdes indicam as farmácias. A chegada da luz de led ao mercado deu uma sacudida nesse segmento: desde o ano passado, a feira ganhou expositores que comercializam os letreiros nessa nova versão, mais econômicos e com mais recursos visuais.

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É de verdade?

É de verdade?

Uma escultura de um senhor viajante em tamanho e estilo reais foi estrategicamente disposta na esquina do pequeno estande da marca de design alemã RK. Muita gente, em algum momento mais distraído (inclusive “esta que vos escreve”) pensou estar quase esbarrando em uma pessoa de fato.

 

A força do conjunto

A força do conjunto

Ganha status de arte o talento de reunir em uma instalação muitos pedaços de plástico redondos e transparentes – isto é, lentes oftálmicas. Esta bela instalação ficou exposta no estande do grupo austríaco Michael Pachleitner.

 

O charme da personalização

O charme da personalização

Fazendo jus a características tão francesas como o apreço aos detalhes e o amor à particularidade, a companhia Marius Morel transformou os deliciosos e coloridos, porém comuns, confeitos de chocolate norte-americanos em um charmoso mimo ao personalizá-los com o logo e as cores da empresa.

Flash
Silmo 2014, 47ª edição
26 a 29 de setembro
77 mil metros quadrados
900 empresas expositoras (dentre elas, 150 estreantes)
33.301 visitantes (44% franceses e 56% estrangeiros)
Próxima edição: 25 a 28 de setembro

 

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