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O pre-VIEW do Silmo

A VIEW antecipa alguns dos lançamentos dos designers ópticos no salão francês e traz alguns dos destaques desse grupo de profissionais que é capaz de gerar verdadeiras revoluções nos óculos.
Andrea Tavares Divulgação

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Aqui na redação, as semanas que antecedem as grandes feiras internacionais de óptica são ricas em novidades: pelos e-mails enviados por vários expositores, já dá para ter uma ideia das tendências e das “visionarices” que serão exibidas no evento. Para esta edição do salão francês Silmo, a gente selecionou um pequeno aperitivo das criações de design óptico que serão apresentadas por lá.

Parte integrante do trabalho da VIEW é observar e seguir – muitas vezes, silenciosamente – o design óptico na sua raiz, pesquisando o que foi feito no passado e acompanhando o que está sendo feito de mais novo. Toda essa “contemplação” gera um repertório e tanto para entender os caminhos do mercado e manter sempre o olhar limpo para receber as novidades que chegam com frequência.

O ato de se encantar com o design de uma armação de receituário ou de um modelo solar passa certamente pelo fato de que, em algum momento, algum designer óptico criou uma forma diferente de fixar as hastes à armação, desenvolveu uma forma original de desenho das lentes, teve a sacada de resgatar chapas de acetato de cores ou estampas muito originais do passado e por aí vai.

A questão é que se em algum momento da vida esse designer óptico não tivesse tido essa visão e criado algo diferente, provavelmente não seria possível se deixar deslumbrar por algum detalhe especial em uma armação de grife ou de uma marca poderosa. O que os designers ópticos fazem hoje – e, em geral, se aplica a uma produção limitada de caráter praticamente artesanal – daqui a dois ou três anos estará sendo aplicado em larga escala em várias coleções, porque as grandes corporações já tiveram tempo suficiente para viabilizar tecnológica e comercialmente essa inovação, mesmo que para isso seja preciso adaptá-la ou torná-la mais palatável ao gosto do grande público.

ill.i Optics

Apesar de ser uma grande corporação, a italiana Allison investiu pesado no design óptico com o lançamento da ill.i Optics, a coleção de ninguém menos que o rapper e produtor norte-americano Will.i.am, integrante do Black Eyed Peas, em parceria com o amigo de longa data, o designer George Gorrow.

ill.i Optics modelo WA501V05

ill.i Optics modelo WA501V05

ill.i Optics modelo WA500S01

ill.i Optics modelo WA500S01

ic! berlin

O público feminino é o alvo da marca alemã de design óptico, que lança oito modelos de receituário de metal com as charneiras que são uma de suas marcas registradas e a proposta de apresentar “pretinhos básicos” para o rosto, com inspiração nas décadas de 50 e 60.

ic! berlin modelo Awesome rose gold cassis

ic! berlin modelo Awesome rose gold cassis

ic! berlin modelo Playful graphite

ic! berlin modelo Playful graphite

Kirk & Kirk

A dupla britânica Jason e Karen Kirk está de volta ao mercado com novo fôlego, comandando agora a Kirk & Kirk e estreando em alto estilo. A linha de receituário, intitulada “Vivarium”, é inspirada na obsessão da era vitoriana pela ciência e a natureza – daí cada um dos oito modelos ter recebido o nome de cientistas célebres da época. Estilos produzidos em acetato metalizado levemente fosco decorados com delicados pins de animais feitos de prata de lei 925 ou ouro 9 quilates.

Kirk & Kirk modelo Curie V3F

Kirk & Kirk modelo Curie V3F

Mykita

A grife de design óptico alemã que é uma das queridinhas do momento antecipa um de seus lançamentos: a série Palm Angels, inspirada no livro de mesmo nome que é ícone da cena skatista de Los Angeles feito pelo fotógrafo e diretor de arte italiano Francesco Ragazzi. O Calypso, modelo solar preto de lentes espelhadas douradas, vem acompanhado de uma edição especial do livro autografada por Ragazzi, que ganhará tarde de autógrafos (16h às 18h) na loja-conceito mais famosa de Paris, a Colette, em 27 de setembro, o segundo dia da feira.

Mykita modelo Palm Angels

Mykita modelo Palm Angels

Theo

A marca belga que já é responsável por criações antológicas na trajetória do design óptico aposta no acetato robusto e trabalhado na padronagem em um novo modelo de receituário da série Mille, dedicada à geração dos Millenials, também conhecida como Geração Y, nascida entre 1980 e 1996.

Theo modelo Mille 13-24 m

Theo modelo Mille 13-24 m

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