tamanho da letra : imprimir

Jogo Rápido

As fotografias da (falta de) visão

Enviar por email

Compartilhar

Universitária que precisa usar óculos desde os cinco anos mostra como vê o mundo em série de fotografias.

Tudo borrado. É assim que a universitária Layana Leonardo enxerga o mundo desde os cinco anos. A aracajuana de 23 anos se mudou para São Paulo para estudar redação publicitária na Miami Ad School/ESPM e foi durante uma das aulas do curso que veio o desafio de fazer um ensaio fotográfico com tema livre.

“A primeira coisa que pensei foi nos meus óculos”, conta a estudante, que tem 7 graus de miopia e 2 de astigmatismo. A ideia é simples, mas a poética é rica: pegando uma de suas armações, posicionando-a na frente da lente da câmera e ajustando o foco, Layana revela os centros de interesse de seu mundo: o chocolate, o caminho a ser seguido, o monumento histórico ou a televisão.

A estudante conta que possui dois pares de óculos, mas gosta tanto do acessório que teria vários, se suas lentes não fossem tão caras. Gosta hoje, mas, no passado, foram os óculos o motivo do apelido “fundo de garrafa” que ganhou na infância. Aos 15 anos, no auge da adolescência, viu nas lentes de contato as aliadas perfeitas para se livrar de vez da alcunha. Este ano, alguns meses depois de ter voltado a usar óculos, são as tão criticadas armações que a colocam no foco da atenção por conta de seu ensaio fotográfico.

Ensaio sobre a miopia: a Avenida Paulista no foco das lentes de Layana Leonardo

Docinhos, escada rolante e tevê: tudo é inspiração para entrar em foco

© Layana Leonardo

Ooops, a gente precisa corrigir…

… a cronologia das parcerias das aquisições da Essilor Brasil de participações societárias nos laboratórios brasileiros, publicada na VIEW 125, em Foco, na nota “Essilor e Riachuelo: participação”. Faltou mencionar a aquisição de 70% do laboratório curitibano Optilab, em setembro de 2011.

… o crédito das armações de receituário de estilo Tradicional no Fashion & Acessórios que circulou na VIEW 124. Na foto principal da página 24, a ordem correta do trio, debaixo para cima, é Raffaele (Ceto) modelo YD138, Harley-Davidson (Viva) modelo HD 506 CH e Stepper (Stepper Brasil) modelo SI-1701 F032.

Enviar por email

Compartilhar

Últimas edições