tamanho da letra : imprimir

Jogo Rápido

Óculos com legendas

Enviar por email

Compartilhar

Não é nada fácil encontrar filmes legendados em cinemas de países que têm o inglês como língua nativa. Tais sessões geralmente são exibidas em horários alternativos, como de manhã ou no começo da tarde e, obviamente, disponíveis apenas para filmes estrangeiros. Por conta disso, para ter acesso aos lançamentos, os portadores de deficiência auditiva são obrigados a esperar pelos lançamentos em DVD.

Para atender essa demanda, empresas como Sony e Epson estão desenvolvendo os chamados “óculos com legenda”. Esses aparelhos permitem que o usuário leia as legendas do filme diretamente nas lentes sem ter de alternar o foco dos óculos para a tela e vice-versa.

Ainda em fase de testes, no modelo da Sony, todos os diálogos do filme são enviados por wireless (do inglês, termo que define a transmissão de dados sem fio) para os óculos ativados na sala, bastando vesti-los para ter acesso à legenda. Já os óculos da Epson requerem um tablet e conexão à internet para funcionar. Após baixar um aplicativo gratuito que transmite as palavras para as “telas” da lente, o usuário deve comprar a legenda para o filme escolhido. Os óculos da Epson já estão a venda por € 699.

Para quem não quiser gastar tanto, existem aplicativos que fazem o mesmo serviço enviando as legendas para telas de smartphones e tablets. O site italiano Movie Reading (www.moviereading.com.it) oferece uma lista de filmes atualizada semanalmente com legendas a € 1,50. O sistema é simples: o telefone ou o tablet grava o som e sincroniza a legenda com o filme que está sendo mostrado. As legendas estão disponíveis em inglês, francês, espanhol e italiano.

 

Enviar por email

Compartilhar

Últimas edições