tamanho da letra : imprimir

Jogo Rápido

Ooops, a gente precisa corrigir…

Enviar por email

Compartilhar

Ooops, a gente precisa corrigir…

… as marcações de lentes progressivas da Essilor publicadas na divisória de Lentes Oftálmicas do GUIA VIEW 2012. Abaixo, a VIEW reproduz a lista completa.

Os óculos de Lampião

Quando vivo, no começo do século passado, o pernambucano Virgolino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, era o homem mais temido do Nordeste. Reza a lenda que o homem que ousasse olhar em seus olhos sem permissão terminava o dia sem cabeça – literalmente. Em dezembro, na impossibilidade de olhar para o célebre cangaceiro, um homem fez pior: roubou os óculos característicos do rei do cangaço.

Não se tratava de vingança nem nada parecido. Ao visitar o museu dedicado a Lampião no município de Serra Talhada, no interior de Pernambuco, Manoel dos Santos viu na armação de ouro 16 quilates uma forma de ganhar dinheiro. Colocou os óculos no bolso e foi para casa.

Um mês depois, voltou ao local procurando pelo “dono” dos óculos. Dizia que um amigo havia roubado a peça e queria negociar uma recompensa. A polícia foi acionada e o homem confessou o crime.

Manoel provavelmente não sabia, mas os óculos pequenos e redondos escondiam uma suposta cegueira no olho esquerdo que Lampião tentava ocultar a qualquer custo. Recuperada, a armação só voltará a ser exposta após a instalação de um esquema especial de segurança no museu, até porque os óculos são a única peça reconhecidamente autêntica do cangaceiro.

Lampião: óculos roubados e devolvidos ao museu dedicado ao cangaceiro em Serra Talhada, interior de Pernambuco © Divulgação

Enviar por email

Compartilhar

Últimas edições