tamanho da letra : imprimir

Jogo Rápido

Óculos para deficientes visuais

Enviar por email

Compartilhar

Cães-guia, se cuidem. Um par de óculos equipado com tecnologia de smartphone (do inglês, “telefone inteligente”, termo que define a nova geração de celulares, com funcionalidades avançadas) foi o centro das atenções da Feira anual de ciências de Londres, realizada no começo de julho. Os óculos não fazem chamadas interurbanas nem acessam a internet, mas prometem ajudar portadores de visão subnormal a perceber objetos e pessoas.

Pesquisadores da Universidade de Oxford acoplaram duas microcâmeras à armação e conectadas a um computador semelhante ao usado em celulares. Ao captar a presença de uma pessoa ou objeto, a imagem é transmitida para a parte interna das lentes e, então, se acendem luzes de led (do inglês, sigla para “light emitting diode”, ou “diodo emissor de luz”, a tendência mais recente de iluminação e a mais sustentável). Isso permite que o usuário reconheça objetos próximos e se locomova com mais independência.

Os “óculos biônicos” são indicados para os tipos comuns de deficiência visual, nos quais é possível perceber a luz, como a retinopatia diabética e a degeneração macular relacionada à idade. Tanto a lente como a armação são leves e não deixam nada a desejar aos modelos convencionais.

Ainda neste ano, algumas pessoas serão selecionadas para testar os óculos em um estudo de viabilidade. Caso os testes sejam bem-sucedidos, em 2014 os “óculos biônicos” estarão à venda em todo o mundo, com preços similares ao de um smartphone comum.

Óculos de led: nova alternativa para deficientes visuais © Divulgação

 

Ooops, a gente precisa corrigir…

… as características das lentes Zeiss Photofusion, lançadas pela Carl Zeiss Vision, em nota publicada na seção Vitrine da VIEW 113 (página 94). O correto é que as lentes PhotoFusion escurecem, em uma performance média, de 15 segundos a 30 segundos, clareiam 70% de transmissão em 5 minutos a 10 minutos, com 92% de transparência em ambiente fechados com tratamento anti-reflexo.

 

Enviar por email

Compartilhar

Últimas edições