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A feira da retomada

De 17 a 21 de agosto, a Excalibur & Savaget promoveu a versão 2014 da Sunglasses Business Point, a feira de óptica que tem como sede o Clubmed Rio das Pedras, em Mangaratiba, Rio de Janeiro. Nesta sétima edição do evento, os destaques ficaram com a adesão da Luxottica ao rol de expositores e do momento de retomada do mercado após um primeiro semestre considerado fraco em termos de vendas, creditado, em parte, à realização da Copa do Mundo no Brasil.
Andrea Tavares Andrea Tavares

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Até o mais otimista dos habitantes da Terra Brasilis tinha em mente que 2014 seria, no mínimo, um ano delicado. Afinal, 64 anos depois o país voltaria a sediar uma Copa do Mundo, evento mais que desejado para uma nação que se proclama a “Pátria de Chuteiras”.

A data foi se aproximando e a euforia não era geral. Nas redes sociais, reinavam hashtags como “ImaginaNaCopa” e “NãoVaiTerCopa”. Para muitos, não era o momento mais oportuno de todos, já que o país necessitava de avanços e investimentos em saúde, educação, segurança e mobilidade pública em vez de bilhões destinados à construção de estádios e obras de infraestrutura para fazer as cidades-sede funcionarem minimamente em dias de jogos. O mau humor era tanto que manifestar-se como torcedor fervoroso e entusiasta do campeonato mundial não pegava bem em várias rodas – boa parte da população só entrou no clima lá pela segunda semana do torneio, o que surpreendeu até os turistas estrangeiros, que há dias faziam festa no Brasil.

Números “do contra” – O fato é que, festejos e protestos à parte, essa energia “do contra” repercutiu na economia. Vários segmentos deram uma rateada. O mercado varejista, de forma geral, foi um deles. Focando na óptica, o ano já começou um pouco “confuso” por conta de um movimento meio raquítico no final de ano. Diante de níveis de estoque mais altos que o esperado, boa parte do varejo manteve-se cautelosa e colocou um pé no freio na hora de fazer novas compras.

O povo brasileiro deu um show na condição de anfitrião, a seleção canarinho levou a sua maior goleada de todos os tempos na história do certame e a Copa do Mundo da Fifa de 2014 levou o título de “Copa das Copas”. Mas, além da saudade para quem curtiu, o que fica é a necessidade de retomar. O fato é que por mais que o lojista mal tenha reposto seus estoques no primeiro semestre, há uma hora em que é preciso recomeçar, até porque a óptica hoje também é feita de moda e o consumidor é apreciador voraz de novidades.

Hora de voltar aos eixos – Sim, o show tem de continuar. E a Sunglasses Business Point, realizada de 17 a 21 de agosto no Clubmed Rio das Pedras, litoral fluminense de Mangaratiba, pareceu cair como uma luva, já que foi o primeiro evento de porte do segundo semestre, pouco mais de um mês após a final do mundial de futebol. E se o sete foi um algarismo traumático para a torcida brasileira por conta do elástico placar diante da Alemanha na semifinal, o numeral soou positivo para o evento que, em sua sétima edição, ganhou um reforço de peso: a chegada da Luxottica como expositora. Dessa forma, o evento passa a contar com todos os grandes fornecedores do mercado, conveniência e tanto para o lojista que pode reabastecer seu portfólio de marcas em um único lugar.

Segundo a Excalibur & Savaget, cerca de 350 lojistas de todas as partes do Brasil marcaram presença no evento – sendo parte desse total (mais precisamente os lojistas cariocas) frequenta o Clubmed e visita a feira sob o sistema de day use, isto é, sem pernoite.

As 120 horas de óptica – O modelo de imersão total em um lugar privilegiado em termos de belezas naturais, longe das atribulações do dia-a-dia, é algo que agrada e faz sucesso. São as 120 horas ininterruptas de óptica mais bem-sucedidas do ano: as manhãs e o início da tarde ficam livres para curtir a praia e a piscina e todas as atrações do resort, que conta com time de monitores que na linguagem do local são conhecidos pela sigla “GO”, isto é, gentis organizadores. A feira ocorre das 14h às 21h e a programação noturna também é intensa. Tudo isso faz da Sunglasses Business Point o evento mais forte quando o assunto é relacionamento, aliás uma marca registrada da óptica brasileira.

Entre as atrações deste ano, houve show com o comediante do programa de tevê A praça é nossa, Paulinho Gogó, na primeira noite de feira. As duas outras noites foram prato cheio para os amantes de música sertaneja, com shows da dupla Anderson & Emerson. A noite de despedida foi marcada pela comemoração de 25 anos de existência da Excalibur & Savaget com direito a brinde e a uma bela queima de fogos. A edição de 2015 já tem data marcada: 16 a 20 de agosto.

Bodas de prata: Luis Felipe Bonilha brinda com os convidados da Sunglasses Business Point os 25 anos da Excalibur & Savaget

Bodas de prata: Luis Felipe Bonilha brinda com os convidados da Sunglasses Business Point os 25 anos da Excalibur & Savaget

Anderson & Emerson: a dupla animou duas noites da feira com hits sertanejos e do rock Brasil dos anos 80

Anderson & Emerson: a dupla animou duas noites da feira com hits sertanejos e do rock Brasil dos anos 80

Expositores

ARK
Brazilian Lab
Brevil
Essilor
Euroclass
Fenícia
GO
Golden Vision
Italia Independent
JR Adamver
Kristal
Lenço Mágico
Luxottica
Magnum
Marchon
Master Glasses
Mello
Optisol
Optitex
Optview
Oslo
Óticas Carol
Proóptica
RBO
Safilo
Silhouette
Stepper
Tecnobrasil
Vanin
Wilvale De Rigo
ZHC

VIEW Stars

Gabriel Sasaki, Rui Lima e Naize Guerreiro (Safilo)

Gabriel Sasaki, Rui Lima e Naize Guerreiro (Safilo)

Marcio Tacuchian, Alvaro Lahm, Karina Araújo e Paulo Morozini (Luxottica)

Marcio Tacuchian, Alvaro Lahm, Karina Araújo e Paulo Morozini (Luxottica)

Marcelo Pacheco e Léo Souza (Marchon)

Marcelo Pacheco e Léo Souza (Marchon)

Valter Tomazzoni e Juarez Rezena (JR Adamver)

Valter Tomazzoni e Juarez Rezena (JR Adamver)

Daniel Costa, Carla Adami, Thyrso De Filippis e Valcir Guimarães (Italia Independent)

Daniel Costa, Carla Adami, Thyrso De Filippis e Valcir Guimarães (Italia Independent)

Laís Valverde (Master Glasses) e Fátima Ponte (Ótica Boris, Fortaleza)

Laís Valverde (Master Glasses) e Fátima Ponte (Ótica Boris, Fortaleza)

Gustavo Martins e Fabiano Moraru (Brazilian Lab)

Gustavo Martins e Fabiano Moraru (Brazilian Lab)

Saskia Stepper (Stepper) entre Cesar e Ricardo Tavano (Stepper Brasil)

Saskia Stepper (Stepper) entre Cesar e Ricardo Tavano (Stepper Brasil)

Bento Alcoforado (Abióptica), Rui Lima (Safilo), Alvaro Lahm (Luxottica) e Edy Titelbaum (Optitex)

Bento Alcoforado (Abióptica), Rui Lima (Safilo), Alvaro Lahm (Luxottica) e Edy Titelbaum (Optitex)

Carlos Rangel, Shalon Brito, Antonio Araújo e Maurício Borges (Essilor)

Carlos Rangel, Shalon Brito, Antonio Araújo e Maurício Borges (Essilor)

Celso Ribeiro, Joyci Lin, Alessandro Ribeiro, Eliane Gonçales, Leonardo Riekstins, Fábio Monzillo e Sandro Adamo (GO)

Celso Ribeiro, Joyci Lin, Alessandro Ribeiro, Eliane Gonçales, Leonardo Riekstins, Fábio Monzillo e Sandro Adamo (GO)

Renata Gromatzky, Romeu Chiappetta, Sumaia Leite, Bruno Santilli e Mariana Miné (Golden Vision)

Renata Gromatzky, Romeu Chiappetta, Sumaia Leite, Bruno Santilli e Mariana Miné (Golden Vision)

Ricardo Oscar, Ana Garcia, Gislene Oliveira e Rodrigo Moreira (Mello)

Ricardo Oscar, Ana Garcia, Gislene Oliveira e Rodrigo Moreira (Mello)

Celso Ideriha e Carola Nasser (Fenícia) com Marcelo Dias (Morel)

Celso Ideriha e Carola Nasser (Fenícia) com Marcelo Dias (Morel)

Kako Breternitz e Adolfo Breternitz (Brevil Design)

Kako Breternitz e Adolfo Breternitz (Brevil Design)

Luiz Pissutto, Fernando Ribeiro, Osvaldo Schultz, Abud Marchand e Eduardo Sbegen (Silhouette)

Luiz Pissutto, Fernando Ribeiro, Osvaldo Schultz, Abud Marchand e Eduardo Sbegen (Silhouette)

Diego Baptista e Raquel Pirola (Óticas Carol, São Paulo)

Diego Baptista e Raquel Pirola (Óticas Carol, São Paulo)

Henry Costa, Fabio Canova, Rodrigo Fonseca, Wellington Borges, Leonel Gentil, Wilson Escudeiro, Fernando Onça e Alexandre Chaves (Wilvale De Rigo)

Henry Costa, Fabio Canova, Rodrigo Fonseca, Wellington Borges, Leonel Gentil, Wilson Escudeiro, Fernando Onça e Alexandre Chaves (Wilvale De Rigo)

A equipe da Magnum

A equipe da Magnum

Leopoldo Guimarães e Laís Valverde (Master Glasses) com Paulo Pistoresi (Ótica Bruno, São Paulo)

Leopoldo Guimarães e Laís Valverde (Master Glasses) com Paulo Pistoresi (Ótica Bruno, São Paulo)

Ricali Rodrigues (Óticas Carol, Juiz de Fora) entre Roberto e Bernardo Katz (ARK)

Ricali Rodrigues (Óticas Carol, Juiz de Fora) entre Roberto e Bernardo Katz (ARK)

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