Categoria default
O tempo da criatividade no Silmo


Talvez os visitantes mais focados em negócios e execução de tarefas tenham achado um pouco devagar a 47ª edição do salão francês de óptica, realizada de 26 a 29 de setembro nos pavilhões 4 e 5 do centro de exposições Paris-Nord Villepinte, em Roissy, nos arredores de Paris. Mas quem estava lá para tirar proveito da face mais subjetiva de um evento desse porte, saiu com a sensação de missão mais que cumprida.
O Silmo 2013 deu um show de criatividade de seus expositores (alguns, os mais de vanguarda, escolhem apenas uma feira por ano para mostrar suas criações e essa feira é, definitivamente, a francesa) e também da organização que, anualmente, se esforça para inovar e, este ano, foi muito feliz nesse quesito com a criação de dois espaços para lá de especiais: o Fashion Style e o La Manufacture. Sem falar da consagradíssima área batizada de “Village”, que reúne a nata do design óptico mundial.
Proximidade no calendário – Desde que o calendário mundial de óptica foi radicalmente alterado em 2009 – tudo começou com a italiana Mido, que trouxe para março a feira que por quase quatro décadas havia sido realizada em maio –, algumas feiras passaram a ter pouco intervalo entre si, disputando, assim, parte do público, já que os profissionais de óptica tiveram de passar a eleger os eventos mais estratégicos.
Este ano foi pródigo nesse quesito, afetando diretamente o mercado brasileiro. Para começar, a Ajorsul Fair Mercoóptica, também conhecida como a feira de Gramado, ocorreu nos mesmos três primeiros dias que o Silmo (26 a 28 de setembro) e, na sequência, vieram a norte-americana Vision Expo West (2 a 5 de outubro, em Las Vegas) e a japonesa IOFT (9 a 11 de outubro, em Tóquio). Dessa forma, tanto visitantes brasileiros, norte-americanos e japoneses precisaram priorizar um ou outro evento quanto algumas empresas potencialmente expositoras dessas feiras tiveram de eleger a mais atraente comercialmente.
Mas, mesmo diante desse cenário, o Silmo conseguiu contabilizar uma leve elevação no total de público este ano: recebeu 35.103 pessoas (do total, 44% franceses e 56% estrangeiros) diante dos 34.696 visitantes em 2012. No entanto, o percentual de norte-americanos e asiáticos sofreu uma baixa por conta da proximidade de suas feiras locais – a organização da feira não comentou sobre a queda da presença brasileira, mas era visível a diminuição de quórum por conta da infeliz coincidência com a data da Ajorsul Fair Mercoóptica.
Madeira, nerd e neon – Esse foi um ano de renovação da criação no salão francês de óptica. Por mais que os designers apresentem novidades todos os anos, há edições com renovação total das ideias e, assim, nos próximos dois anos, ocorram derivações criativas desses conceitos. E 2013 foi um ano que os vanguardistas zeraram conceitos e começaram de novo, um deleite para quem vai ao Silmo em busca de criatividade.
Em termos de tendências, o destaque número um entre boa parte da vanguarda do design óptico não foi um estilo, uma cor ou um desenho de frontal, mas uma matéria-prima. Sim, a madeira é quem deu as cartas nessa edição do Silmo. Em 2010, um designer ou outro começou a cogitar a madeira como matéria-prima para suas criações, mas algo muito esparso. Neste ano, muitos apostaram com força nessa ideia, contrariando as visões dos mais tradicionais de que a falta de maleabilidade da madeira, impedindo o ajuste das peças, a inviabilize como matéria-prima. Ledo engano: houve até quem já tenha conseguido apresentar peças de madeira que permitam ajuste.
Além da madeira, o estilo nerd, de armações de receituário de acetato de ares retrô e mais pesadas, continua imperando. Outra tendência muito forte também é a do uso de cores neon, especialmente nas peças de receituário.
Outro ponto que chamou a atenção no Village é a globalização ainda maior do espaço: este ano ficou marcado também pela estreia de vários criadores asiáticos, especialmente da Coreia.
O show da moda no Fashion Style
Em um espaço subdividido em três áreas cujo nome pode ser traduzido para o português como “Estilo moda”, o Silmo deu seu recado fashion. A primeira parte, que causava um impacto e tanto, tratou-se de uma incrível passarela com cerca de 120 manequins pretos alinhados como em um final de desfile usando óculos de marcas das empresas expositoras. Ao lado, o Showroom, composto de nichos individuais apresentavam o DNA de várias das grifes e marcas presentes na feira, com exposição de peças de roupas, acessórios, óculos e imagens de campanhas publicitárias, uma espécie de materialização do Mondo Fashion ou Mondo Marca, a seção da VIEW que traduz em imagens e palavras a história e os conceitos de grifes e marcas (nesta edição, o alvo é a Tiffany & Co., a partir da página 64). Complementando, o Style on View (do inglês, “Estilo em vista”), apresentação audiovisual de tendências e estilos fundindo moda e óculos.

Catwalk: um desfile permanente nos quatro dias de feira, com cerca de 120 manequins de óculos das empresas expositoras

Showroom: uma espécie de materialização do Mondo Fashion da VIEW

Showroom: uma espécie de materialização do Mondo Fashion da VIEW

Style on View: filme com tendências e estilos de moda e óculos
A criação no La manufacture

Style on View: filme com tendências e estilos de moda e óculos
Um local de bastante movimento da feira, a passagem do pavilhão 5 para o pavilhão 6, foi o escolhido pela organização para instalar o La manufacture (do francês, algo como “a fábrica”), espaço que reproduzia um ateliê de criação de uma fábrica de óculos, valorizando a importância do trabalho de criação na óptica. Como o assunto principal era a criatividade, uma parede com espelhos dos mais variados formatos que se tornaram expositores de óculos, além de áreas que reuniam materiais, texturas, cores, formas etc.

La manufacture: a simulação de um ateliê de criação

La manufacture: a simulação de um ateliê de criação

Inspiração: materiais, cores, formas e texturas

Inspiração: materiais, cores, formas e texturas
O sobe-e-desce da visitação
Em 2009, por conta dos reflexos da crise econômica mundial e do pânico instaurado pela epidemia de gripe suína, a H1N1, o Silmo assistiu à queda de seu total de visitantes da casa de 40 mil para 30 mil visitantes – o recorde foi em 2006, com 46.665 profissionais. No ano seguinte, mudou de endereço (do Porte de Versailles, no centro de Paris, para o Paris-Nord Villepinte, em Roissy, nos arredores da cidade) e, ano após ano, vai lentamente resgatando público.
2013
35.103 visitantes
2012
34.696 visitantes
2011
34.671 visitantes
2010
33.065 visitantes
2009
32.000 visitantes
2008
42.234 visitantes
2007
42.669 visitantes
2006
46.665 visitantes
2005
43.484 visitantes
2004
42.759 visitantes
2003
40.488 visitantes
2002
37.715 visitantes
2001
21.065 visitantes
2000
26.433 visitantes
Flash
Silmo 2013, 47ª edição
26 a 29 de setembro
77 mil metros quadrados
950 empresas expositoras (dentre elas, 132 estreantes), que apresentaram 1.350 marcas
Público total de 75 mil pessoas (expositores e visitantes)
35.103 visitantes (44% franceses e 56% estrangeiros)
580 participantes no Silmo Academy, a área de treinamento da feira
1.658 estudantes de escolas francesas de óptica
Próxima edição: 26 a 29 de setembro
Mais
Silmo D’Or em noite de balada
A bordo com Ana Hickmann
Os brasileiros em Paris
Silmo D’Or em noite de balada


A noite de entrega da 20ª edição do mais importante prêmio da óptica em caráter mundial teve como sede mais um local emblemático da Cidade Luz. E, neste ano, com sabor de balada. Trata-se da Le Showcase, top casa noturna que ocupa o antigo galpão que abrigava os barcos embaixo da Ponte Alexandre 3ª, uma das mais icônicas e luxuosas pontes do Rio Sena.
A honraria foi criada em 1994 e, nestas vinte edições, concedeu 234 troféus, divididos entre 119 para empresas francesas e 115 a corporações estrangeiras, sempre priorizando a criatividade e a inovação tecnológica. Todos os expositores do salão francês podem concorrer à premiação – na manhã do primeiro dia da feira, os finalistas são apresentados e os vencedores são eleitos por um júri composto por especialistas e a imprensa especializada (inclusive a editora da VIEW, Andrea Tavares). A cada ano, o corpo de jurados tem um presidente de honra, que, em 2013, foi o designer francês Mathieu Lehanneur.

Celebração: os vencedores exibem seus troféus

O designer francês Mathieu Lehanneur: presidente de honra do júri em 2013
Indicados e vencedores do Silmo D’Or 2013
Armação de receituário
Dita Eyewear pelo modelo Thom Browne TB-011
Hapter pelo modelo A01L
Kame Mannen pelo modelo KMN-701
Masunaga pelo modelo Masunaga GMS Limited 2013
Sugimotokei pelo modelo KS52 C-4
Inovação tecnológica em armação de receituário
Cidi pelo modelo 3MOMI Tech
ic!Berlin pelo modelo Julius
Marius Morel pelo modelo Var
PQ Eyewear pelo modelo Angel
W-Eye Wooden Eyewear pelo modelo King Eider
Óculos solares
Factory900 Aoyama pelo modelo FA-1111
Dita Eyewear pelo modelo Thom Browne TB-701
FEB31st pelo modelo Isaac 48000
Kuboraum pelo modelo H1
Undostrial Lucas de Staël pelo modelo Once Upon a time
Óculos para performance esportiva
Julbo pelo modelo Tensing Flight
Grasset Associés pelo modelo Eden Park Magnesium P5560
Groupe Logo pelo modelo Salomon Fury
Maui Jim pelo modelo Hot Sands
Óculos infantis
Seaport pelo modelo Façonnable Kilt 03
Inface pelo modelo IF 9001-02
JFRey pelo modelo Joseba
Karavan & Co pelo modelo Monsieur Madame MM0015
Opal pelo modelo Tartine & Chocolat AA249
Lentes oftálmicas
BBGR por Intuitiv
Essilor por Crizal Prevencia
Novacel por SymbioZ
Lentes de contato
Coopervision por MyDay
CVE por UltraHealth
Material ou equipamento
Nidek por ARK-1s
Acep por Smart Mirror Mobile
Novacel por Master RPGA
Recurso para visão subnormal
Essilor por Prodigi Duo
Acces’Solutions por i-loview super HD
Etex por Pebble HD
Ollendorf por Visu Plus 10
Visiole por Véo
Prêmio especial do júri
Masunaga pelo modelo Masunaga GMS Limited 2013
Mais
O tempo da criatividade no Silmo
A bordo com Ana Hickmann
Os brasileiros em Paris
A bordo com Ana Hickmann
Depois de visitar o Silmo na tarde de sábado, a apresentadora Ana Hickmann e a GO receberam seus convidados para uma noite para lá de especial: um jantar em um luxuoso barco que cruzava o Rio Sena. Presentes, distribuidores e lojistas que comercializam a marca em várias partes do mundo.

A bordo com Ana Hickmann

Eliane Gonçales (GO) recebe Ana Hickmann

Ana Hickmann saúda os convidados

Jack Chen e Paulo Ji (GO)

Wilson Cândido (Óticas Diniz, São Paulo) com Eliane Gonçales e Alessandro Ribeiro (GO)

Rafael Jordão, Ivone Escarazzati Jordão, Rodrigo Jordão e Paula Vial (Óticas Carol, São Bernardo/SP)

Adolfo Breternitz (Ótica & Cia, Campinas) e Kako Breternitz (Brevil Design)

Marina Fernandes e Joyci Lin (GO)
Mais
O tempo da criatividade no Silmo
Silmo D’Or em noite de balada
Os brasileiros em Paris
VIEW Stars

Ana Hickmann no stand da GO

Hans e Saskia Stepper (Stepper)

Lui Iarocheski (JR Adamver) e Martin Acevedo, o Índio (Optical Designs)

Eliane Gonçales, Jack Chen e Joyci Lin (GO)

Selma e Marcelo Benchimol (Benoptic, Rio de Janeiro)

Lire de Sales e Wolfgang Proksch (Anderne)

Ricardo Sá (Ótica Interview, Rio de Janeiro) e Mauro Miranda (Bright Eyes)

Charles-Eric Poussin e Lionel Iribarne (Essilor)
Mais
O tempo da criatividade no Silmo
Silmo D’Or em noite de balada
A bordo com Ana Hickmann