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A presença dos alunos da Fundação Abióptica

Olhares curiosos e corpos inquietos – lá estavam eles de novo, as meninas e os meninos do curso de Montador Óptico da Fundação Abióptica. Desde a primeira turma do curso, iniciada em 2009, a VIEW vem acompanhando a trajetória desses jovens que ingressam na aventura diária de aprender uma profissão ao longo de um ano. No período da feira, visitam a Expo com o professor Luis Pinguelo para terem um contato mais próximo com o mercado.

A turma é articulada, curiosa e atirada quando o assunto é a busca do conhecimento profissional. O que os alunos mais gostam no curso é do laboratório, das máquinas, da parte prática. Por isso, a feira, para eles, é um grande “parque de diversões”.

“É como dizem por aí: quando se conhece o ramo, é fácil se apaixonar e não sair mais”, comentou um dos 16 alunos. A partir de agosto, Luis Pinguelo começa a fazer contato com as empresas do setor buscando vagas de uma semana de estágio para cada um.

Os alunos e a Expo Abióptica: hora de conhecer o mercado

Evoke instantânea

Os mais icônicos modelos da grife de óculos brasileira estavam à disposição para os visitantes provarem e registrarem o momento como uma divertida recordação da feira. Era só escolher o modelo favorito, entrar na cabine, fazer caras e bocas e esperar os três flashes. Depois, era só pegar a foto impressa na mesma hora.

Dia de mascote

Na condição de patrocinadora da Copa do Mundo da Fifa (e, consequentemente, da Copa da Confederações), a Johnson & Johnson teve o privilégio de levar para a feira o mascote do evento, o simpático tatu-bola Fuleco.

Sobre quatro rodinhas

A Mormaii construiu uma pista de skate em seu stand e, além das performances diárias do skatista profissional Marcos Gabriel, abriu o espaço para os membros de sua equipe e os visitantes praticantes do esporte, sem falar da combinação música- skate, com a atuação do rapper Fernandinho Beat Box na tarde de 26 de abril.

Música e skate: Fernandinho Beat Box na pista da Mormaii

A VIEW curtiu

Não dá para não registrar: a gente achou muito legal o uniforme das recepcionistas da GO. E, sim, também amamos MUITO óculos!

Parque de diversões da tecnologia

Ano após ano, a Essilor produz espaços interativos em seu stand para reproduzir na prática as tecnologias de seus lançamentos da temporada. A VIEW esteve lá para conferir esse pequeno parque de diversões da tecnologia óptica. Para começar, uma megaxícara vaporosa demonstrou como funcionam as lentes anti-fog. Depois, foi hora de aprender a importância da proteção contra os raios ultravioleta na superfície interna das lentes e conhecer o sistema de tomada de medidas a partir de um iPad. Sem falar na sala de cinema 3D que reproduziu os efeitos das novas tecnologias das lentes Varilux S Series, o Syncronieyes e o Nanoptix e na Essilor Academy, que proporcionou, ininterruptamente, treinamentos a lojistas e consultores ópticos.

Essilor Academy: treinamentos aos visitantes

Interação na Master Glasses

A indústria baiana entrou em uma nova era na interação com o público da Expo Abióptica. O acarajé deu lugar ao marketing de produto e às redes sociais. Espaços especiais para a marca Princesas com acessórios para se caracterizar e entrar no clima e outro destinado à nova marca de seu portfólio, a Coca-Cola Eyewear, com exposição dos óculos usados no desfile da Coca-Cola Clothing no Fashion Rio (que ocorreu uma semana antes da feira), com a possibilidade de fotografar com eles e postar nas redes sociais. Além disso, uma exposição mostrava a dimensão da marca Coca-Cola no mundo.

Brincando de Princesas: para fotografar e postar

Proibido para maiores

Várias atrações garantiram a distração de crianças e pré-adolescentes no Espaço Jovem enquanto seus pais visitavam tranquilamente a feira, já que apenas maiores de 12 anos podem frequentar o evento.

Aprendizado com a Transitions

Exercitando sua vocação para o treinamento, a empresa de lentes adaptáveis promoveu, mais uma vez durante a feira, a Universidade Transitions, o seu programa online de educação continuada. Bastava passar por lá, fazer o cadastro e depois, em casa ou na loja, baixar as aulas e fazer a avaliação – os certificados de conclusão de cada etapa são enviados pelo correio.

Para quem desejava opções mais “imediatas” de treinamento, um totem com uma tela movida pelo toque e operado pelos consultores Transitions instruía sobre as diferenças entre as lentes Transitions VI e a Transitions EXTRActive (essa última, lançada durante a feira) e propunha vários perfis de consumidor. Era preciso selecionar o material, o tipo de fotossensível mais indicado para o caso e também os tratamentos capazes de aumentar o conforto e aprimorar a visão do cliente. O resultado, como sempre, era casa cheia todo o tempo.

DIÁRIO VIEW: de olho no lance

Já são oito anos que a equipe da VIEW atua em jornada dupla durante a semana da Expo Abióptica para produzir o DIÁRIO VIEW, jornal que circula nos três primeiros dias com a cobertura do evento em tempo “quase real”. Quando o visitante chega ao Expo Center Norte para a feira, já tem todas as notícias do dia anterior e a programação daquele dia ao ler o jornal, além de dicas e serviços sobre a cidade.

Enquanto isso, na web…*

O que andaram falando da Expo Abióptica e de óculos durante a semana da feira.

Estilo de Fashion Rio

De olho nas tendências da temporada também para óculos, o site da Vogue Brasil publicou uma galeria com fotos das tops que desfilaram no Fashion Rio, na que antecedeu a feira, exibindo seus modelos favoritos.

http://tinyurl.com/bvatlsd

Bebê com proteção UV

Quando o tabloide britânico Daily Mail dividiu com seus leitores o registro que a filha do cantor Bob Geldof, Peaches Geldof, fez de um passeio em família no Instagram e quem roubou a cena foi o seu bebê, o pequeno Astala, usando óculos escuros.

http://tinyurl.com/ch4ut9a

Prada seleciona escritores

A divisão de óculos da Prada lançou um concurso internacional de contos, com o tema “quais são as realidades que nossos olhos nos entregam? E como essas realidades são filtradas por lentes?” De acordo com nota na Elle online, o prêmio é de € 5 mil.

http://tinyurl.com/cha6ee6

Cliques dos famosos

O canal de celebridades do portal Terra noticiou a presença das celebridades na Expo Abióptica. O site deu destaque para a apresentadora Ana Hickmann, que esteve na GO na tarde do dia 24 de abril.

http://tinyurl.com/cxqdlfo

Tendências para homens

Na quinta-feira, 24 de abril, no Wall Street Journal, uma entrevista com o designer da Morgenthal Frederics, Jeff Press, abordou o que é tendência para homens no segmento de eyewear. Segundo Press, a cor azul e os modelos retrô estão em alta.

http://tinyurl.com/cchzspv

Imagens:
Renne Campos
Luiziane
Tiago Salvador

* Originalmente, o Enquanto isso na web é publicado nas edições do DIÁRIO VIEW, que circula durante a feira. A equipe da VIEW fica ainda mais antenada às redes sociais durante aquela semana e compila as menções aos óculos, ao setor e à Expo Abióptica. E, agora, nesta edição de cobertura da feira, a gente selecionou o melhor dos três dias #seliga #instaview

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