A óptica no mundo
A óptica no mundo
Essilor, Luxottica e Valeant
Ranking da criatividade
Valeant Pharmaceuticals, Essilor e Luxottica representam o Planeta Óculos na edição 2015 da Top Global Innovators List, o ranking das 100 empresas mais inovadoras em todo o mundo, promovido anualmente pela revista norte-americana de negócios Forbes. O ponto de partida para figurar na lista é ter capital de US$ 10 bilhões e investir pelo menos 2,5% da receita em pesquisa e desenvolvimento.
Presente no ranking pelo quinto ano consecutivo, a Essilor ocupou a 62ª dessa vez. Já a Luxottica ficou em 65º lugar. Ambas dispensam apresentações aos membros do mercado óptico mundial, o que não é o caso da canadense Valeant, que, além de atuar fortemente no segmento de medicamentos (principalmente nas especialidades de dermatologia e neurologia, além de genéricos), ingressou no ramo da saúde visual com a aquisição, em 2013, da norte-americana Bausch + Lomb por US$ 8,7 bilhões. Nos primeiros dias de setembro, a Valeant anunciou a compra da norte-americana Synergetics USA, uma das líderes em instrumentos cirúrgicos de precisão nas áreas de oftalmologia e neurocirugia.
Allison
Antiga nova sede
Em dezembro, a fabricante italiana de óculos retornará à cidade de Volta Mantovana, na Lombardia, próxima ao famoso Lago de Garda, e que abrigou a sua primeira sede, em 1959. Exatamente quatro décadas mais tarde, em 1999, a Allison se mudou para Padova, no Vêneto, região conhecida como o pólo da indústria óptica na Itália, e agora retornará para onde tudo começou: o mesmo prédio em que foi fundada, uma área própria de 18 mil metros quadrados.
Safilo
Acordo com Elie Saab
Mais uma grife de moda ganha sua versão óculos: trata-se da Elie Saab, marca do designer libanês de mesmo nome, que assinou o contrato de licenciamento global para sua coleção de óculos com a Safilo, com validade até 2025.
Segundo a CEO (do inglês, “Chief Executive Officer”, sigla que denomina o cargo de diretor executivo) da corporação italiana, Luisa Delgado, “essa nova parceria oferece a Safilo uma oportunidade única de criar, produzir e distribuir mundialmente uma coleção de óculos primorosa que representa criatividade sem limites, elegância atemporal e preciosidade. A Elie Saab enriquece o portfólio e abre novas oportunidades para o segmento de ateliê da empresa, meta destacada no plano estratégico a ser cumprido até 2020” (veja A óptica no mundo, VIEW 149).
“Criar uma coleção de óculos é uma evolução lógica do desenvolvimento da linha de acessórios da grife”, acrescentou Saab. “Na Safilo, encontrei uma parceira de confiança capaz de operar sob os mais altos níveis de sofisticação, trazendo à vida a minha visão criativa em óculos maravilhosos, com os melhores materiais e detalhes”.
A coleção, que será fabricada no Japão e na Itália, celebrará a filosofia de seu criador, com design e acabamento sofisticados, detalhes elaborados, materiais preciosos e leveza. O lançamento está marcado para janeiro de 2017 nas butiques da grife e nas top ópticas do planeta.
Celebrado por seus vestidos de gala, Saab abriu seu ateliê em Beirute em 1982, aos 18 anos. Foi o primeiro designer de moda libanês a vestir uma estrela de Hollywood para a noite do Oscar – ninguém menos que a vencedora do prêmio de melhor atriz em 2002, a norte-americana Halle Berry, pelo filme A última ceia. Autodidata, apresentou sua primeira coleção de alta costura em Paris em 2003 e, cinco anos mais tarde, passou a desfilar seu prêt-à-porter na semana de moda francesa.
Safilo
Agora com Havaianas
No início de setembro, a corporação italiana divulgou a assinatura de contrato de licenciamento com a brasileira Alpargatas para criação, fabricação e comercialização de óculos Havaianas. O acordo tem validade até 2021 e a primeira coleção será apresentada ao mercado no segundo semestre de 2016.
Além do entusiasmo com a nova parceria, a CEO (do inglês, “Chief Executive Officer”, sigla que denomina o cargo de diretor executivo) da Safilo, Luisa Delgado, revelou que “a parceria com a Havaianas, produto vibrante de personalidade brasileira e única, é a inspiração para a criação de óculos inovadores, com grande apelo para o mundo”.
Já a diretora global da Havaianas, Carla Schmitzberger, comemora a possibilidade de poder passar a oferecer um look total ao consumidor com a adição de óculos na oferta de produtos da marca. “Trata-se de uma categoria estratégica com potencial em longo prazo”, definiu.
Com esse passo, a corporação italiana marca pontos na sua estratégia de ampliar fortemente sua atuação no segmento de consumo de massa, aspecto revelado no seu plano de metas a serem cumpridas até 2020.
Nascida em 1962 como um produto de baixo custo para as massas, a Havaianas se tornou um fenômeno global no final da década de 90, quando a Alpargatas optou por um reposicionamento radical da marca, investindo em produto por meio de novas cores, novos estilos e parcerias estratégicas, além de pesadas campanhas de marketing, alçando as então sandálias de borracha sem nenhum apelo a objetos de desejo que se tornaram mais um sinônimo de Brasil e ganharam o mundo.
Em 2008, a Havaianas começou a investir na diversificação de seu portfólio de produtos com o lançamento de capas para smartphones, chaveiros, toalhas e meias. E no ano passado, introduziu sua coleção de roupas, um projeto de R$ 40 milhões que envolveu diretamente 30 profissionais e a adaptação de sua loja-conceito, situada na Rua Oscar Freire, capital paulista, para receber a novidade, segundo o jornal Folha de São Paulo.
Em 2013, a marca representava 28% do faturamento da Alpargatas, que bateu os R$ 3,4 bilhões. No mesmo ano, foram vendidos 204.326 milhões de pares somente de sandálias de borracha.
Warby Parker
Mais uma parceria criativa
Exercitando mais uma vez a sua essência criativa, a Warby Parker, inicialmente um site norte-americano de óptica fundado em 2010 que se destacou no mercado por conta de sua postura revolucionária e iconoclasta com a comercialização de armações de receituário e lentes de grau on-line, integrou por 30 dias, entre agosto e setembro, o Pop-In@Nordstrom, projeto da top loja de departamentos norte-americana Nordstrom, que reúne, em um único espaço, pontos de venda de marcas descoladas, além de um site especial (o nordstrom.com/pop).
A Warby Parker conduziu a ação em seis unidades da Nordstrom que fizeram parte do projeto, nas cidades de Bellevue e Seattle (Washington), Dallas (Texas), Los Angeles e São Francisco (Califórnia) e McLean (Virgínia), com uma seleção especial de armações de receituário e quatro modelos exclusivos de solares.
Além da bem-sucedida atuação on-line, em 2013 a Warby Parker também entrou no ramo do varejo físico: atualmente conta com 12 pontos de venda espalhados pelos Estados Unidos e planeja abrir outros sete até o fim do ano.
O Pop-In@Nordstrom é conduzido pela diretora de projetos criativos da loja de departamentos, Olivia Kim, que realiza a curadoria de marcas e produtos a serem comercializados nesse espaço.
Dita Group
Compra de Christian Roth
Novidade de peso no universo do design óptico de luxo: o grupo californiano Dita, que detém a top marca de design Dita Eyewear, adquiriu a totalidade das ações da Christian Roth, visionária marca de design óptico com sede em Miami e assinada pelo alemão Christian Roth e o francês Eric Domege, que se manterão à frente da direção criativa. Valores da negociação não foram revelados. Além de Dita Eyewear, o Dita Group detém em seu portfólio as coleções de óculos das marcas Dita Von Teese e Thom Browne.
“Eric e eu estamos entusiasmados com essa nova etapa, agora em parceria com o Dita Group. Compartilhando paixão e profundo conhecimento do que é a verdadeira óptica de luxo, estamos comprometidos em realizar ainda mais os sonhos para a marca Christian Roth, que não poderia ter casa melhor que o Dita Group.”
O lançamento da primeira coleção da Christian Roth já sob a égide do Dita Group está marcado para Paris, em setembro de 2016, durante o salão francês de
óptica Silmo.
Roth e Domege fundaram a Christian Roth em 1984 e, desde então, enriquecem o design óptico de luxo com suas criações. Seis anos mais tarde, Roth foi o primeiro designer óptico nomeado membro do Conselho norte-americano de designers de moda (Council of Fashion Designers of America, mais conhecido pela sigla “CFDA”). Ainda na década de 90, uma de suas criações marcou presença em uma das fotos mais icônicas do rockstar norte-americano Kurt Cobain, o líder do Nirvana, morto em 1994: os solares femininos arredondados de acetato branco. E de 1998 a 2010 mantiveram parceria com a corporação japonesa de óptica Charmant para fabricação e distribuição mundial da marca.

Christian Roth: design óptico de luxo e óculos em foto icônica de Kurt Cobain
Safilo
Showroom na Suíça
A Safilo inaugurou nos primeiros dias de setembro um showroom em Zurique. Situado em Pelikanplatz, área central da cidade, o novo espaço tem 340 metros quadrados que abriga o showroom em si e escritórios. Ao lado de Dubai e Cidade do México, Zurique integra a lista de cidades que recentemente ganharam showrooms da corporação italiana. Novas aberturas estão previstas para o próximo ano.
Essilor
Foco na sustentabilidade
A Essilor contratou o francês Xavier Galliot para a diretoria de sustentabilidade, função com o objetivo de “fortalecer e acelerar o compromisso da corporação francesa com a sustentabilidade global”. Gaillot se reportará ao CMO da corporação (do inglês, “Chief Corporate Mission Officer”, sigla que denomina o cargo de diretor da missão corporativa), Jayanth Bhuvaraghan.
Com formação em Economia e Finanças, o executivo, hoje com 42 anos, começou sua carreira como consultor estratégico na empresa de auditoria e consultoria britânica Ernst & Young e se especializou em sustentabilidade ao ocupar cargos de liderança nessa área em empresas como Rio Tinto Alcan e Rexel.