tamanho da letra : imprimir

A óptica no mundo

A óptica no mundo

Enviar por email

Compartilhar

Silhouette

Perda do patriarca
No ano em que completa 50 anos de existência, a companhia austríaca despediu-se de seu fundador, Arnold Schmied, Sr., que morreu em 31 de janeiro, aos 89 anos, após uma longa doença.

Schmied e sua mulher, Anneliese, fundaram a Silhouette em 1964 com o objetivo de fazer dos óculos, então meras próteses corretivas da visão, acessórios de moda e estilo. Em nota à imprensa, o conselho de administração da empresa salientou que “com a morte de Arnold Schmied, Sr., a Silhouette não perdeu apenas uma grande personalidade empreendedora, mas uma pessoa pioneira e visionária que marcou a vida de todos que, com sua coragem, entusiasmo e alegria, será sempre um exemplo. A direção e os funcionários se curvam em sinal de gratidão diante de um grande empresário e pessoa e vão continuar seu trabalho com alegria e entusiasmo, assim como Schmied o faria”.

Sediada em Linz, a terceira maior cidade da Áustria, a Silhouette conta com 1,5 mil empregados e tem forte presença mundial tanto no canal óptico quanto nos de varejo de viagem como lojas de aeroportos (os freeshops) e vendas a bordo. Além da marca própria – Silhouette, que se tornou um ícone da óptica -, a empresa também produz e comercializa a coleção de óculos da marca esportiva alemã Adidas.

Essilor

Aquisição da Costa Inc.
A multinacional francesa divulgou a conclusão da compra de todas as ações disponíveis no mercado da Costa Inc., empresa produtora de óculos solares para performance esportiva. A transação, anunciada em 8 de novembro, foi aprovada pelos acionistas da Costa Inc. em assembleia extraordinária ocorrida em 30 de janeiro e também recebeu o o.k. das autoridades regulatórias. Com isso, as ações da empresa deixaram de ser comercializadas na Nasdaq, a bolsa de valores norte-americana que reúne as empresas de alta tecnologia.
Sediada em Daytona Beach, no estado norte-americano da Flórida, a Costa Inc. desenha, fabrica e vende óculos solares sob as marcas Costa e Native e, segundo a Essilor, obteve o mais rápido crescimento entre as empresas do segmento de solares para performance, fechando 2013 com uma receita de quase US$ 100 milhões.

Google

Lentes de contato para diabete
Depois de impactar o mercado em 2012 com o top da “tecnologia vestível” ao lançar o Google Glass, o gigante da internet anunciou em janeiro o desenvolvimento de lentes de contato inteligentes para portadores de diabetes capazes de monitorar, por meio da lágrima, os níveis de glicose.

Em um post no blog do Google (http://goo.gl/IRMIsx) em 16 de janeiro, os criadores do projeto, os cientistas Brian Otis e Babak Parviz, explicaram que estão testando um protótipo dessa lente de contato inteligente que utiliza um minúsculo chip sem fio e um sensor de glicose miniaturizado incorporado entre duas camadas do material da lente.
A dupla afirmou que a nova tecnologia já foi encaminhada ao Food and Drug Administration (FDA), o órgão regulador de alimentos e medicações nos Estados Unidos. Depois de aprovada, o Google planeja fechar parceria com alguma empresa especializada que usará a tecnologia para uma lente de contato inteligente desenvolvendo aplicativos a fim de tornarem as medidas dos níveis de glicose disponíveis tanto para o paciente quanto para o médico.

O envolvimento de Parvis com o projeto das lentes de contato inteligentes data de vários anos, desde seus dias na Universidade de Washington. Parvis também lidera a equipe de criação do Google Glass.

2351

Vision-Ease

Renovação de Coppertone
A empresa norte-americana de lentes oftálmicas anunciou a renovação da licença para a produção das lentes polarizadas sob a marca Coppertone, de propriedade da MSD Consumer Care Inc. Essa é a segunda renovação de contrato, que concede à Vision-Ease o direito de comercializar lentes polarizadas com o nome do célebre protetor solar (e bronzeador, em outras eras) no Canadá, nos Estados Unidos e no México.

2318

Luxottica

Aquisição de Glasses.com
A corporação italiana anunciou no último dia de janeiro a conclusão da compra do Glasses.com da WellPoint Inc., site norte-americano especializado em venda de óculos online.
Segundo o CEO (do inglês, “Chief Executive Officer”, sigla que denomina o cargo de diretor executivo) da Luxottica, Andrea Guerra, trata-se da aquisição de uma tecnologia que irá beneficiar o setor como um todo e o mercado na América do Norte, região crucial para a Luxottica, com o qual a empresa se mantém fortemente comprometida. Guerra ainda comentou que a compra funcionará “como um ponto de partida para formar uma plataforma digital independente, por meio da qual o mercado norte-americano pode e vai acessar um único domínio, inovando a experiência de compra, aprimorando produtos e serviços disponíveis para os consumidores. A Luxottica investirá em inovações para criar uma melhor experiência online para os lojistas independentes da América do Norte”.

O executivo italiano Carlo Privitera, até então responsável pelos serviços de varejo da divisão de varejo da Luxottica nos Estados Unidos, comandará o Glasses.com, reportando-se diretamente ao CEO Andrea Guerra.

Segundo a Luxottica, o site manterá a sua posição no mercado, atuando de forma independente para venda online de óculos e plataforma digital, independentemente de outras iniciativas de comércio eletrônico e online da corporação italiana.

Marcolin

Agora com Zegna e Agnona
A Marcolin e o Ermenegildo Zegna Group anunciaram a assinatura de um contrato de licenciamento de direitos exclusivos para produção e comercialização mundial das coleções de armações de receituário e óculos solares das marcas Ermenegildo Zegna e Agnona. O acordo se estende por dez anos e o lançamento das primeiras coleções está prevista para janeiro.

Fundado em 1910 na Itália, o Ermenegildo Zegna Group obteve receita total de € 1,27 bilhão em 2013, é líder em moda masculina de luxo e atualmente é comandado pela quarta geração da família – Gildo Zegna é o diretor geral. A marca tem 543 lojas em mais de 100 países, sendo que 303 são unidades próprias.

Agnona é a marca de luxo destinada ao público feminino. Foi fundada em 1953, tem 17 pontos de venda espalhados pelo mundo (dez são próprios). No ano passado, o fashion designer italiano Stefano Pilatti, com passagem por grifes como Saint Laurent, assumiu a direção criativa da marca.

2321

Enviar por email

Compartilhar

Últimas edições