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A óptica no mundo

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Safilo

Renovação com Marc Jacobs

A corporação italiana de óptica e a grife do estilista norte-americano (que pertence ao conglomerado francês de marcas de luxo LVMH) anunciaram na primeira quinzena de junho a renovação do contrato para criação, produção e distribuição em caráter mundial das coleções de óculos tanto da marca-mãe Marc Jacobs quanto de sua linha de difusão, a Marc by Marc Jacobs. O novo contrato se estende por mais 11 anos, isto é, expirará em 31 de dezembro de 2024.

Desde 1997, Marc Jacobs também atua como diretor criativo da Louis Vuitton e foi o responsável pela entrada da grife de luxo francesa no imaginário fashion, promovend uma renovação radical nas tradicionais bolsas e lançando coleções de roupas e acessórios.

 

Essilor

Responsabilidade social

A corporação francesa anunciou a criação de um conselho para conduzir a sua política de responsabilidade social, o que envolve o desenvolvimento, em longo prazo, de suas iniciativas no que diz respeito à visão e aos seus avanços. O novo conselho é presidido pela canadense Louise Fréchette (vice-secretária-geral das Nações Unidas entre 1998 e 2006).

Segundo a corporação francesa, cerca de 4,2 bilhões de pessoas em um total de 7 bilhões necessitam de correção visual. No entanto, 2,5 bilhões não têm acesso à correção, seja por motivos econômicos ou geográficos.

As atividades de responsabilidade social da Essilor incluem várias iniciativas cujo objetivo comum é atender os menos favorecidos visualmente, oferecendo exames de refração bem como lentes.

 

Valeant Pharmaceuticals

Compra da Bausch + Lomb

A Valeant Pharmaceuticals anunciou no final de maio a aquisição da norte-americana Bausch + Lomb, por US$ 8,7 bilhões. Com sede em Laval, na província canadense de Quebec, a Valeant desenvolve, produz e comercializa uma extensa linha de medicamentos principalmente nas áreas de dermatologia, neurologia e genéricos.

Sob os termos do acordo de aquisição, que foi aprovado por unanimidade pelos conselhos de ambas as empresas, a Valeant pagará o valor combinado à vista, sendo que cerca de US$ 4,5 bilhões se destinarão a um grupo de investidores liderado pelo fundo de private equity (do inglês, expressão que define fundos que compram participações em empresas) Warburg Pincus e os outros US$ 4,2 bilhões serão usados para saldar as dívidas da Bausch + Lomb.

A Bausch + Lomb manterá seu nome, tornando-se uma divisão da Valeant e as operações na área de oftalmologia dessa última passarão a integrar essa nova divisão, criando uma plataforma global de saúde visual com renda líquida estimada em mais de US$ 3,5 bilhões em 2013.

Em função da sinergia entre as duas corporações, a Valeant estima reduzir seus custos anuais em pelo menos US$ 800 milhões até o final de 2014. Quanto aos números da Bausch + Lomb, a expectativa é de uma receita de aproximadamente US$ 3,3 bilhões e um ebitda (sigla em inglês para “earnings before interests, taxes, depreciacion and amortization”, isto é, “ganhos antes de juros, impostos, depreciação e amortização”) de cerca de US$ 720 mil.

Segundo o presidente e diretor executivo da Valeant, J. Michael Pearson, “a aquisição da Bausch + Lomb transformará a Valeant em uma líder global em saúde visual ao estender significativamente suas capacidades nas áreas de medicamentos oftalmológicos, lentes de contato e soluções para lentes de contato, além de instrumentos e equipamentos para cirurgias oftalmológicas. Com essa transação, a Valeant será líder mundial em saúde visual e dermatologia.”

A transação, que deverá ser concluída no terceiro trimestre, está sujeita à aprovação de entidades regulatórias.

 

Optrafair

Versão 2013 é sucesso

A Optrafair, feira britânica que ocorre bienalmente há mais de 40 anos na cidade de Birmingham, recebeu 7.517 visitantes e reuniu mais de 200 expositores em sua versão 2013, realizada em abril – números considerados muito bons por seus organizadores. Além do público local, houve profissionais de países como Bélgica, Estados Unidos, Gana, Irlanda, Nigéria, Nova Zelândia e Sri Lanka.

A partir de 2014, o evento ganhará uma versão londrina – 11 a 13 de abril no Olympia Central, na região de West Kensington. Com isso, o país passa a ter uma feira óptica em caráter anual, alternando entre Londres nos anos pares e Birmingham nos ímpares.

 

The Vision Council e Cola

Fusão de entidades

A entidade de óptica número um dos Estados Unidos, o The Vision Council (do inglês, “O conselho da visão”), anunciou a anexação da California Optical Laboratories Association (Cola), a Associação californiana de laboratórios ópticos, aos seus quadros. Durante a fusão, as lideranças da entidade permanecerão em seus cargos para assegurar uma transição tranquila.

Segundo o acordo assinado entre as duas entidades, o The Vision Council se compromete a dar continuidade aos programas oferecidos aos associados da Cola, que também passam imediatamente a desfrutar de todos os benefícios oferecidos pelo The Vision Council

 

CooperVision

Venda da Aime

A corporação norte-americana de lentes de contato comunicou a venda da Aime, empresa de sua propriedade com sede no Japão e especializada em lentes de contato rígidas gás-permeáveis e soluções para lentes de contato, à também japonesa Nippon Contact Lens. Os termos da negociação não foram revelados.

Segundo o presidente da The Cooper Companies (corporação que engloba a CooperVision e a Cooper Surgical), Robert Weiss, a estratégia é focar no segmento de lentes de contato gelatinosas. A Aime passou a integrar a CooperVision em 2010 como parte de uma bem-sucedida aquisição que incluiu a obtenção dos direitos de comercializar as lentes de contato Biofinity em solo japonês.

 

Fendi

Da Marchon para a Safilo

Chegou ao fim um dos mais longos e bem-sucedidos contratos de licenciamento entre uma casa de moda e uma corporação de óptica. Em 10 de junho, a Marchon anunciou que em 31 de dezembro acabará sua parceria com a grife italiana Fendi, que começou em 1991, quando a corporação norte-americana de óptica obteve a licença para desenhar, produzir e distribuir os óculos inicialmente apenas para a parte ocidental do globo terrestre e, em 2005, recebeu a licença para a mesma operação em caráter global.

Parte do conglomerado francês LVMH desde 2001, a Fendi foi a primeira marca de luxo a integrar o portfólio da Marchon e uma das primeiras grifes desse porte a estabelecer uma operação em óptica em caráter profissional, baseada em design, inovação, distribuição e atribuição do DNA e da tradição da grife aos óculos.

Segundo as condições de finalização dos negócios entre as duas companhias, a Marchon tem um período de seis meses para encerrar seus estoques e a operação com a marca. A corporação norte-americana informou também que honrará junto ao público consumidor as garantias dos produtos Fendi por ela fabricados e comercializados.

Dois dias depois, isto é, em 12 de junho, a Fendi divulgou seu novo parceiro na óptica: trata-se da italiana Safilo, por meio de um contrato de nove anos (mais precisamente, com duração até 31 de dezembro de 2022).

Com a chegada da Fendi, a Safilo passa a somar mais uma grife da LVMH a seu portfólio, que já contava com Céline, Dior e Marc Jacobs. A coleção Fendi pela Safilo será lançada em janeiro tanto nas butiques da grife, como nas melhores lojas de departamento e do varejo óptico em nível mundial.

 

Pearle Vision

Renovação da imagem

Uma dos nomes mais icônicos do varejo óptico norte-americano, a Pearle Vision, que integra a divisão de varejo da Luxottica desde 2004, redefiniu sua identidade de marca. O processo de renovação incluiu novo logo, novo site, uma multimilionária campanha publicitária, que estreou na tevê no final de abril, e a tradução dessa nova comunicação para as mais de 600 lojas da rede, a ser feita no decorrer do ano. Segundo a Luxottica, em 31 de dezembro, o total exato de pontos de venda da Pearle era de 622 (256 unidades próprias e 356 franquias).

 

Adlens

Prêmios em dois continentes

A marca inglesa líder no segmento de óculos de foco variável foi premiada recentemente em dois continentes pelo seu modelo Emergensee – em inglês, jogo de palavras entre “emergency” (emergência) e “see” (enxergar).

Em abril, recebeu nos Estados Unidos o prêmio Edison de bronze na categoria “estilo de vida e impacto social”, concedido pela organização sem fins lucrativos Edison Universe (“Edison” é uma referência ao inventor norte-americano Thomas Alva Edison), que reconhece e premia globalmente produtos, serviços e líderes inovadores que contribuem positivamente para o mundo.

No mês seguinte, foi a vez de receber no Japão o segundo lugar do prêmio Nikkei Smart Design (do inglês, “design inteligente”), concedido pela revista local Nikkei Design a produtos de design inovador.

Baseado na tecnologia de lentes Alvarez, o modelo Emergensee oferece correção instantânea da visão, atendendo 90% dos erros de refração de ordem esférica. O usuário pode ajustar o foco girando dois pequenos botões localizados nas hastes (um para cada olho). O grau pode ser continuamente corrigido de acordo com as necessidades do usuário para perto ou longe.

Colors in Optics

Assinatura com Elie Tahari

A empresa norte-americana Colors in Optics divulgou a assinatura do contrato de licenciamento com a marca de moda novaiorquina Elie Tahari para criar, fabricar e comercializar a sua coleção de armações de receituário e óculos solares, cuja previsão de lançamento é o primeiro semestre de 2014.

Israelense, o estilista Elie Tahari se radicou em Nova York na década de 70 e hoje sua marca está presente em mais de 40 países, sem falar nas 600 lojas espalhadas pelo território norte-americano.

 

VSP Vision Care

Expansão rumo ao Reino Unido

O gigante norte-americano do ramo de assistência médica especializada em saúde visual VSP Vision Care (que, em 2008, adquiriu a Marchon) divulgou, no final de maio, seu projeto de expansão rumo à Europa, ao Oriente Médio e à África. A primeira parada é o Reino Unido, onde operará como “VSP Neighbourhood Eyecare”, nome sob o qual também atua na Austrália e no Canadá.

Nos domínios da rainha, a VSP estabeleceu parcerias com a associação de optometristas do Reino Unido (a AOP, que reúne mais de 13,5 mil membros); com o National Eyecare Group, o maior grupo de compras de ópticas independentes; com a filial inglesa da seguradora italiana Assicurazione General S.p.A., a Generali UK; e com a Thomsons Online Benefits, especializada em consultoria no ramo de benefícios.

Segundo o diretor de comunicação corporativa da VSP, Pat McNeil, a VSP Neighbourhood Eyecare trará vantagens tanto para os profissionais quanto para os consumidores associados na Inglaterra. “Os optometristas ganharão novos pacientes, enquanto se beneficiarão com a facilidade de recebimento e os avançados serviços online. Já os pacientes terão a conveniência de visitar um especialista em seu próprio bairro com atendimento personalizado e foco em saúde visual.”

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