tamanho da letra : imprimir

A óptica no mundo

Safilo

Enviar por email

Compartilhar

Mais tempo com McQueen

Até dezembro de 2015, os óculos que levam o nome do criador inglês Alexander McQueen serão produzidos e distribuídos mundialmente pela Safilo. A grife, que atualmente é comandada pela estilista britânica Sarah Burton após a morte de McQueen, em fevereiro de 2010, integra o Gucci Group, braço de luxo e moda do conglomerado francês de marcas PPR Luxury Group.

 

1-800

Enviar por email

Compartilhar

Vendas on-line

Seguindo uma tradição tecnológica que remonta ao tempo em que as vendas por telefone eram o máximo da comodidade possível, a empresa 1-800 Contacts lançou um novo site para vender óculos e lentes prescritivas pela internet, o www.glasses.com. Os norte-americanos foram pioneiros na venda de lentes de contato pelo telefone e depois pela internet e agora apostam em um novo nicho de mercado. O site estreou em 20 de junho com a proposta de tornar a compra de óculos algo “fácil, conveniente e divertido”, de acordo com as palavras do CEO (em inglês, “Chief executive officer”, sigla que denomina o cargo de diretor executivo) da 1-800, Jonathan Coons.

O site trabalha com sistema de visualização e tomada de medidas on-line e marcas como 7 For All Mankind, Arabella, Baby Phat, Jones New York, M+, Modo, Oakley, Paolo Visconti, Path Farm, Smith Optics e Tretorn. As lentes de policarbonato com anti-reflexo são Carl Zeiss e, por enquanto, estão disponíveis apenas em visão simples. Além disso, o glasses.com adotou a política de devolução do dinheiro, caso o produto não esteja satisfatório, de 30 dias.

 

Allison

Enviar por email

Compartilhar

Pólo com La Martina

Marca argentina cujas camisas polo cheias de adornos são objeto de desejo de muita gente e ainda uma das líderes em equipamentos para a prática de polo, a La Martina assinou contrato com a italiana Allison para concepção e produção de uma linha de óculos específica para o esporte.

O anúncio foi feito durante a feira de moda masculina Pitti Uomo, ocorrida em junho em Florença, Itália. A primeira coleção de solares, que será apresentada na próxima Mido, foi batizada de “Competición” (do espanhol, “competição”) e já está definida como oficial da seleção italiana de polo.

 

Marchon

Enviar por email

Compartilhar

Foco no 3D

Mais passos dos investimentos da Marchon no segmento de óculos para visão em três dimensões. A divisão da empresa específica para essa área de negócios, a Marchon3D (M3D), se associou à rede de salas de cinema UltraStar para testar máquinas de venda dos óculos EX3D, os modelos patenteados da M3D com lentes polarizadas. Os primeiros testes foram feitos no verão na cidade de San Diego, no estado norte-americano da Califórnia. As máquinas terão interface digital, permitindo ao usuário escolher os modelos disponíveis e efetuar pagamento com cartão de crédito. Para quem usa lentes prescritivas, a M3D terá acessórios do tipo clip-on.

Já na Europa, uma parceria firmada com a MasterImage3D (empresa com 60 salas de cinema em todo o mundo) vai permitir a venda de soluções para visão em três dimensões em cinemas da Europa e da Ásia.

 

Alcon

Enviar por email

Compartilhar

Fusão com Novartis

A integração da Alcon com a Novartis segue com tranquilidade após aprovação da fusão pelos acionistas da Alcon durante a sua conferência anual, em abril. Pelos termos da negociação, os acionistas da Alcon receberão 2.9228 ações da Novartis mais US$ 8,20 por ação. O processo de fusão passa agora pela união da Alcon e da Ciba Vision (pertencente à Novartis) em um mesmo guarda-chuva, que ficará com o nome de Alcon, tornando a divisão de cuidados visuais a segunda maior da Novartis, com sede no Texas, Estados Unidos, que deve ficar pronta em outubro. A fábrica da Ciba em Atlanta continuará operando as áreas de pesquisa e desenvolvimento e tecnologia de informação.

Na nova estrutura, a Alcon operará três frentes de negócio. A primeira é a de lentes de contato e produtos para lentes da Ciba Vision e as soluções da Alcon em um mesmo portfólio. A segunda reunirá os equipamentos cirúrgicos da Alcon para procedimentos relativos a catarata, glaucoma e outras patologias oculares. A terceira concentrará a linha farmacêutica da Alcon combinada com produtos da Novartis Ophthalmics.

A Alcon tem planos de investir US$ 4 bilhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos nessas três áreas e atua hoje em 180 países.

 

Vision Council

Enviar por email

Compartilhar

Visão na tevê

O Vision Council, maior entidade de óptica e do setor de saúde visual norte-americana, patrocinou um episódio do programa de tevê norte-americano The great american health challenge: NYC (do inglês, algo como “O grande desafio de saúde dos Estados Unidos: Nova Iorque”).

O reality show do canal NBC encoraja pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável. As equipes competem para conseguir o título de “grupo com mais saúde”. No episódio patrocinado pelo Vision Council, que foi ao ar no final de junho, os participantes fizeram patrulhas pela proteção contra os raios ultravioleta nas ruas de Nova Iorque, “armados” com óculos de sol. O episódio teve ainda participação de membros do Vision Council para explicar a importância da proteção. Ganhava pontos a equipe que obtivesse a adesão de mais pessoas ao assinarem um compromisso de usar óculos solares no verão.

 

Safilo

Enviar por email

Compartilhar

Reembolsos antecipados

A Safilo anunciou que começou em junho reembolsos no valor de € 60 milhões de notas (Safilo Capital International Senior Notes) que originalmente deveriam ser feitos só a partir de maio de 2013. Isso corresponde a 30,8% do total de notas restantes que ainda devem ser pagas. Dessa maneira, a dívida dos italianos cai de € 195 milhões para € 135 milhões, que serão financiados com vencimento em junho de 2015. De acordo com a empresa, esse pagamento visa reduzir os gastos com juros.

 

Marchon

Enviar por email

Compartilhar

Um filhote chamado Marchon

Não é um modelo estilo máscara, nem um aviador, tampouco uma armação flutuante. Quem se chama Marchon é um pequeno filhote mestiço de labrador com golden retriever de pelos bem pretos e fofos. Nascido em abril, trata-se de um cão-guia para deficientes visuais, parte da equipe de animais treinados pela Guide Dog Foundation, entidade que recebeu apoio e doações de mais de US$ 100 mil durante as edições da feira norte-americana de óptica, a Vision Expo, sempre apoiada pela Marchon. A Guide Dog Foundation existe desde 1946 treinando e doando cães-guia para deficientes visuais sem custo algum e sobrevive apenas de doações, sem auxílio governamental.

 

Theo

Enviar por email

Compartilhar

Incentivo à criação

Focada no design, a marca belga Theo oferece anualmente o apoio a estudantes da Atwerp Fashion Academy (Academia de Moda da Antuérpia) oferecendo parceria no desenvolvimento de óculos para os desfiles de graduação. Em 2011, uma das estudantes beneficiada foi En-Ya Vandenhende.

A graduanda descreve sua coleção de formatura como um trabalho de luzes e sombras, presença e ausência. Em parceria com o designer da Theo, Serge Bracké, e em colaboração com a Carl Zeiss Vision, En-Ya criou solares sem apoio nasal e um clip-on com armação e lentes dégradés que remete ao jogo de luz e sombra de sua coleção.

Theo: resultado da parceria com a estudante belga En-Ya Vandenhende

Enviar por email

Compartilhar

Últimas edições